21/08/08 |

Máquina para controle do Capim-annoni na Expointer

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Na Expointer de 2008, que acontece de 30 de agosto a 7 de setembro, a  Embrapa Pecuária Sul – Unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mapa – lança   uma alternativa para o Capim-annoni - planta invasora que afeta o Rio Grande do Sul há quase 50 anos-, tendo hoje ocupado cerca de 20% das áreas pertencentes ao Estado, causando diversos prejuízos para os produtores.

 A tecnologia é um equipamento que servirá como aplicador de herbicida para realização de limpeza de campo.A máquina é denominada aplicador seletivo de herbicida "Campo Limpo" e foi desenvolvida pelo pesquisador Naylor Bastiani Perez.

Mesmo com  influências de outros equipamentos como barra química, enxada química, roçadeira química, lambe-lambe, entre outros utensílios já empregados, a tecnologia traz diferenciais. Segundo o pesquisador, uma das novidades é que se trata de um equipamento de fácil praticidade para os produtores, por ser leve e móvel, feita de metal, plástico, fibra ou similares, com meios de acoplamento a um veículo motorizado.

A ferramenta possui a opção de regulagem de altura para que a aplicação seja feita de forma direta. Essa particularidade faz com que a execução seja efetiva em plantas indesejáveis como Chirca, Mio-Mio, Caraguatá e o próprio Capim-annoni.

Com a possibilidade de regulagem de altura, a máquina auxilia na preservação do campo nativo. "A máquina tem uma ação menos nociva que a pulverização convencional, por exemplo, além de ter fácil manuseio para os produtores", afirma Naylor Perez.

Ele também ressalta que outro benefício proporcionado pela tecnologia está em usar um sistema de aplicação tracionado por trator ou animais, o que permite um maior rendimento no trabalho.  O "Campo Limpo" já foi testado em diferentes modos e apresentou um controle de 90% das plantas invasoras já estabelecidas.

Mostra fotográfica aborda o Capim-annoni

Além da solenidade de lançamento oficial da tecnologia "Campo Limpo", o espaço conhecido como a Casa da Embrapa, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, irá sediar uma mostra fotográfica com diversas imagens das etapas de desenvolvimento do Capim-annoni.

Essa exposição apresentada pela Embrapa Pecuária Sul mostrará aspectos da planta e informações sobre a forma como a invasora se dissemina, e seus principais prejuízos para a agricultura dos três estados da Região Sul do país.

O espaço vai contar com plantas in-natura, também em seus diferentes estágios de apresentação. Para envolver os visitantes sobre o funcionamento da Campo Limpo, um vídeo técnico,  mostra sua utilização.

A mostra fotográfica conta com imagens assinadas pelo fotógrafo Kéke Barcellos, com uma estrutura de painéis dos Móveis Lira, a linha de mobília rústica do Pampa, e produção audiovisual da Unidade.

Serviço:Evento:Expointer 2008Local:Parque de Exposições Assis  Brasil- Esteio/RSPeríodo: 30 de agosto a 7 de setembro

Cristiane Betemps – MTB 7418 – RS

betemps@cppsul.embrapa.brColaboração: Estag. Marcelo Pimentaimprensa@cppsul.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/