28/08/08 |

Inscrições abertas para o III Curso Internacional de Capacitação em Tecnologias Agroflorestais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Técnicos extensionistas rurais de seis países da Panamazônia (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela) preparam-se para participar em novembro próximo (dias 3 a 21), no Pará, do III Curso Internacional de Capacitação em Tecnologias Agroflorestais, realizado pela Embrapa Amazônia Oriental, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Esta capacitação internacional se realiza anualmente (serão cinco edições ao todo). Tem sido considerada, pelos participantes e organizadores, muito importante no contexto panamazônico pelo enfoque concentrado no intercâmbio de experiências e nas ações para transferência de tecnologia realizadas durante as quase três semanas de atividades.

As inscrições estão abertas até 12 de setembro. Do Brasil, podem participar técnicos dos Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima e Pará. Há requisitos para candidatura às vagas e todos os candidatos passam por um processo de seleção. Estctp@cpatu.embrapa.brtas e outras informações sobre programação completa (na capital e interior do Estado), assim como histórico, relatórios, fotos e arquivos de apresentação dos dois cursos anteriores, estão disponíveis no site do evento:  http://tctp.cpatu.embrapa.br. A ficha de inscrição deve ser preenchida e encaminhada, eletronicamente, para o e-mail: tctp@cpatu.embrapa.br.

O coordenador do evento, pesquisador Delman de Almeida Gonçalves, informa que a equipe organizadora abriu um canal direto de comunicação para sanar dúvidas dos interessados por meio do número de telefone: +55 91 3204 1244. Segundo ele, a capacitação vai preparar os técnicos extensionistas rurais para atuarem no planejamento, transferência e adoção de tecnologias agroflorestais que gerem impactos na redução, mitigação e reversão da degradação dos recursos naturais, bem como na melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares amazônicos.

O curso tem patrocínio dos governos do Brasil, por meio  da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), e do Japão, por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) dentro do Programa de Treinamento para Terceiros Países (TCTP) executado em parceria por estes dois países. Realiza-se no âmbito do Consórcio Iniciativa Amazônica (IA) e conta com o apoio do Centro Mundial Agroflorestal (ICRAF) e da Fundação para a Vida Selvagem (WWF/Brasil).

Izabel Drulla Brandão (MTb 1084/PR)Embrapa Amazônia Oriental Contato: (91) 3204 1200 - izabel@cpatu.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/