02/09/08 |

Princesa: nova cultivar de banana tipo maçã

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Esta semana o Dia de Campo na TV terá como tema "Princesa: nova cultivar de banana tipo maçã". O programa será exibido sexta-feira( 5 ) , pelo Canal Rural (NET/SKY) a partir das 9h, com reapresentação no domingo (7),  às 8h pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica).  A produção é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF), em parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju - SE), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A banana é uma das frutas mais cultivadas do mundo e tem grande aceitação pela população, sendo a banana-maçã uma das preferidas. O problema é que o plantio desta variedade tem diminuído em todo o país por causa do ataque de doenças.

Neste sentido, a Cultivar Princesa apresenta a vantagem de ter sabor muito semelhante ao da banana-maçã e ser tolerante ao Mal-do-Panamá e resistente à Sigatoka-Amarela, que são as principais doenças que atacam esta cultura.

A Banana Princesa foi desenvolvida pela Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas – BA), em parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju – SE). A nova cultivar é recomendada para o Baixo São Francisco, em Sergipe e Alagoas, e para o Recôncavo Baiano.

A Princesa, cujo código de melhoramento é YB42-07, foi avaliada na área experimental de Propriá (SE) e em Cruz das Almas. Nas duas localidades, a Princesa apresentou produtividade em torno de 15 a 20t por hectare. Podendo, dependendo do manejo da cultura, alcançar a produtividade de 25t por hectare.

Além desse tema principal, o Dia de Campo na TV apresenta outros assuntos nos quadros que estrearam este ano: Falando Sobre, Na Prática, Terra Saudável, Conhecendo a Embrapa, Sempre em Dia e Perguntas & Respostas.

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são respondidas, ao vivo, por especialistas. Os telespectadores podem fazer perguntas, durante o programa, pelo telefone 0800 648 1140 (ligação gratuita de telefone fixo) ou pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br

Como sintonizar o programa:

Antena parabólica doméstica (Banda L, Freqüência 1220 Mhz); Recepção multiaberta (Banda C, Transponder 6A2, Polarização Horizontal, Freqüência 3930 Mhz). Pelo Canal Rural – NET, SKY e parabólica (Transponder 12A2, Polarização Horizontal, Freqüência 4171 Mhz).

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD ou VHS que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 / 3448-4236, ou pela Livraria Virtual – www.sct.embrapa.br/liv/

Mais informações:

Embrapa Tabuleiros Costeiroswww.cpatc.embrapa.brJornalista: Gislene Alencar (MTb/MG 05653 JP)Telefone: (79) 4009-1381E-mail: gislenealencar@cpatc.embrapa.br

Embrapa Informação Tecnológicawww.sct.embrapa.brJornalista: Jorge Macau (978/04/98/MA)Telefone: (61) 3448-459E-mail: macau@sct.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/