03/09/08 |

Jovens talentos na ciência da Embrapa Trigo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Uma vida dedicada aos estudos, à formação profissional de cientistas que deixam família e lazer de lado para esperar dias e noites pelos resultados de um experimento científico que possa trazer algum benefício à sociedade brasileira.

Esta é a realidade dos pesquisadores da Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS), que, no passado, tinham conquistado reconhecimento de seus pares apenas no final da carreira, vésperas da aposentadoria. Hoje, muitas instituições estão estendendo a valorização a jovens talentos que se destacam na comunidade científica, como forma de incentivo à produção de ciência no Brasil.

Neste mês de setembro, a Embrapa Trigo comemora duas indicações na pesquisa: Genei Antonio Dalmago recebe o Prêmio Fundação Bunge 2008 na categoria Juventude, área de Agrometeorologia; e o Núcleo de Biotecnologia, formado em sua maioria por jovens pesquisadores na empresa, é homenageado com o troféu O Futuro da Terra, categoria Novas Alternativas Agrícolas, oferecido pelo Jornal do Comércio na 31a Expointer.

Genei Antonio Dalmago tem 35 anos e é Ph.D em Fitotecnia e desde 2007 é pesquisador da Embrapa Trigo na área de sustentabilidade de sistemas produtivos. Surpreso com a indicação para o Prêmio Fundação Bunge, Genei ressalta a participação da família nesta conquista: "O sucesso na carreira é resultado de uma série de fatores, desde a dedicação, o constante aperfeiçoamento, a humildade para aprender sempre.

Mas nada alcança êxito sem a ajuda da família, daqueles que estão próximos, incentivando e compreensivos com as ausências que o trabalho impõe", considera o pesquisador, que faz questão de lembrar a colaboração da esposa e da filha.

O Prêmio Fundação Bunge é considerado um dos mais importantes estímulos à produção intelectual. Os candidatos não são inscritos, mas sim indicados pelas universidades e entidades científicas e culturais brasileiras.

Uma Comissão Técnica composta por especialistas de renome de cada área de premiação, pré-seleciona dois nomes em cada ramo do conhecimento, indicando-os para a decisão do Grande Júri, um colegiado formado por representantes de entidades científicas e culturais, reitores e ministros de Estado, sob a direção do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que tem a responsabilidade de escolher os contemplados da edição do Prêmio.

O prêmio é de R$ 40 mil para a categoria Juventude e R$ 100 mil para a categoria Vida e Obra. Os ganhadores recebem também medalhas e diplomas em pergaminho. A solenidade de entrega acontece em setembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

Biotecnologia em cereais de inverno

O Núcleo de Biotecnologia da Embrapa Trigo foi criado há mais de 15 anos para dar suporte ao Programa de Melhoramento Genético de Cereais de Inverno.

Atualmente, o grupo é formado por 10 profissionais, 80% com menos de 10 anos de empresa. A Área de Pesquisa em Biotecnologia receberá o Troféu O Futuro da Terra 2008, na categoria Novas Alternativas Agrícolas, pela utilização de técnicas genéticas biotecnológicas e genética avançada no melhoramento de diversos cereais; pela caracterização, mapeamento e transferência de genes em trigo, estabelecimento de protocolos de inativação gênica de organismos patogênicos, genômica funcional da resistência a estresses bióticos e caracterização de genes de tolerância ao alumínio.

A coordenadora do Núcleo, Sandra Patussi Brammer, recebe o Troféu no dia 2 de setembro, às 19h, no auditório da Farsul, no parque da Expointer, em Esteio, RS.

Joseani M. Antunes    Mtb 9693/RS            joseani@cnpt.embrapa.brEmbrapa TrigoContatos:(54) 3316.5800

Colaboração:Daiane Crestani Estagiária de Comunicação da Embrapa Trigo

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/