04/09/08 |

Cooperação trilateral com Moçambique

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

As ações da Embrapa em transferência de tecnologia para Moçambique deverão ser reforçadas, em especial com a execução e implementação de um projeto de cooperação trilateral (que inclui a França) em agricultura de conservação.

Esse aliás,  é um dos trabalhos da estatal brasileira com grande possibilidade de ser oficializado em outubro, quando da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aquele país.

Pelo menos esta é a expectativa da diretoria da Empresa, de especialistas da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) e do próprio ministro das Relações Exteriores de Moçambique, Oldemiro Baloi – que esteve na sede da Embrapa na tarde desta quinta-feira (4).

Além de tomar conhecimento do andamento de 10 projetos envolvendo a Embrapa em ações de cooperação técnica com instituições moçambicanas, Baloi também manifestou interesse em contar com um programa de apoio à agricultura daquele país para ser oficializado em 16 de outubro, data em que está agendada a visita de Lula.

O diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana, assegurou a Oldemiro Baloi que para colocar em prática o chamado Programa Brasil-França de treinamento de técnicos moçambicanos para agricultura de conservação (com foco no sistema de plantio direto em pequenas propriedades) basta que o governo de Moçambique dê o sinal verde, pois a parte técnica está pronta. "Tanto Brasil como França já fizeram todos os acertos para esse projeto", disse Crestana.

O modelo proposto segue formato semelhante ao do Projeto Unaí, desenvolvifo pela Embrapa Cerrados, que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável de assentamentos de reforma agrária na região do Distrito Federal e Entorno.

A exemplo do trabalho realizado no Brasil, inclusive contando com a parceria do Centro Francês de Cooperação Internacional em Pesquisa Agropecuária para o Desenvolvimento (Cirad), o programa para Moçambique também beneficiaria pequenos agricultores. Além do Cirad, são parceiros no projeto Unaí a Universidade de Brasília, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Unaí e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).  Deva Rodrigues (MTb/RS 5297)E-mail: deva.rodrigues@embrapa.br Telefone (61) 3448-4568

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/