08/09/08 |

Jerseys da Embrapa são premiados

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Quatro bovinos da raça leiteira Jersey, frutos das pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Clima Temperado, por  meio do Sistema de Pesquisa e Desenvolvimento em Pecuária (Sispel), na Estação Experimental de Terras Baixas (ETB), em Capão do Leão (RS), conquistaram três premiações e uma menção honrosa nas categorias de novilho e fêmeas jovens, durante a 31ª edição internacional da Expointer, realizada em Esteio (RS).

O terneiro premiado como o 3º melhor macho, foi o Embrapa 2708 Jardel Link Power, nascido em 2/9/2007. As novilhas Embrapa Jandira Mister Moon, de 15/6/2007 e Embrapa Iara Judi Eclipse, de 12/10/2006, conquistaram o 5º e o 6º lugar na categoria novilha, respectivamente. A Embrapa Joana Lucia Pilot Jude, de 5/9/2007 obteve uma menção honrosa.

"Concorremos com treze animais de alto nível de qualidade, já que os outros bezerros e bezerras da raça Jersey pertencem às principais cabanhas do Brasil e do Rio Grande do Sul. São animais oriundos de criatórios paulistas e de renome e tradição internacional, ou seja, a elite brasileira do Jersey" destacou o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Darcy Bittencourt.

Celso da Luz Dias, que conduz os trabalhos no Sistema de Recria da Unidade, ficou orgulhoso com os resultados alcançados e acrescentou que "conheço esses campeões desde antes do nascimento, pois participei do processo de inseminação artificial, ajudei no parto, acompanhei o desenvolvimento e agora participo dessa conquista. Para mim, o mais difícil é a hora de vender, de me afastar dos animais".

O chefe geral da Embrapa Clima Temperado, Waldyr Stumpf Junior, destacou que "esses prêmios da Expointer são muito relevantes, pois colocam a Embrapa em pé de igualdade com criadores tradicionais e competentes, qualificando ainda mais as pesquisas desenvolvidas pela empresa".

A raça Jersey tem como principal diferencial a qualidade do leite, pois um copo de leite Jersey tem um valor nutricional maior que os demais produzidos por outras raças leiteiras. O leite Jersey tem mais 20% de proteína e 15% mais cálcio. A raça entrou no Brasil em 1885, quando o governo português trouxe para Ibirapuitã, município de Alegrete e, posteriormente, para Pedras Altas, as primeiras vacas que pertenciam anteriormente ao rebanho de Windsor da Rainha Vitória.

 

Christiane Congro Bertoldi  Mtb-SC 00825/9Embrapa Clima TemperadoTel. Casa da TEcnologia na Expointer: (51) 3459-5510embrapa.expointer@gmail.com

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/