05/09/08 |

Embrapa e ABDI fazem plano articulado para Venezuela

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), vão desenvolver planos integrados na Venezuela. As instituições brasileiras instalaram representações no país vizinho, em março último, com o objetivo de auxiliar os venezuelanos na promoção do desenvolvimento local.

A elaboração do plano foi o objetivo do encontro realizado no início da semana, na sede da ABDI em Brasília/DF, e do qual participaram o diretor executivo da Agência, Clayton Campanhola, o gerente geral da Embrapa Transferência de Tecnologia, José Roberto Rodrigues Peres, e o coordenador da Embrapa Venezuela, Elias de Freitas.

Segundo Freitas, em sete anos os venezuelanos planejam, com o apoio da Embrapa, conquistar auto-suficiência na produção de soja com o cultivo de 500 mil hectares. Um pólo produtor do grão será instalado ainda este ano naquele país tendo como modelo a experiência do Prodecer nos cerrados brasileiros.

No entanto, para alcançar a meta, não basta apenas o aporte de tecnologia, avalia o coordenador. "Será preciso pensar toda a logística. Por exemplo o dimensionamento das necessidades de equipamentos", explica Freitas

Indústria

O gerente da Embrapa Transferência de Tecnologia argumenta que o apoio do Brasil à Venezuela com vistas ao incremento da produção de alimentos tem início na produção primária, mas cria demandas também para a indústria, "por isso o plano articulado com a ABDI".

Fábricas de equipamentos para o processamento e embalagem de alimentos e refrigeração industrial estão entre as 11 unidades fabris que deverão ser prioritariamente construídas no país vizinho com o apoio da Agência.

Os projetos já começaram a ser desenvolvidos e, segundo Campanhola, "é de extrema importância a ação integrada com a Embrapa nesse momento". A ABDI atuará no apoio ao planejamento industrial de vários setores da economia venezuelana - que vê na atividade agropecuária um instrumento para garantir a segurança alimentar da população.

A demanda por tratores e colheitadeiras vai fomentar a indústria brasileira e os negócios entre os países com benefícios para ambos, avalia o diretor. "A meta daquele governo é a criação de 200 fábricas socialistas", informa. Campanhola lembra que a ação da Agência na Venezuela está prevista na política da instituição para Integração Produtiva do Brasil com a América Latina.

Valéria Costa – MTb. 15533/59/32 - SP

Embrapa Transferência de Tecnologia

Contato: 61 3448.4510valeria.costa@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/