05/09/08 |

Embrapa quer fortalecer ações nos territórios rurais da região Nordeste

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Conhecer para fortalecer. Essa é a intenção da I Oficina Sobre as Experiências das Unidades da Embrapa no Nordeste em Territórios Rurais, que será realizado de 15 a 17 de setembro no Del Mar Hotel, em Aracaju (SE), a partir das 8h. Cerca de 60 pessoas, entre técnicos e pesquisadores de Unidades da Embrapa, localizadas nas regiões Nordeste, Norte, Sul e Sudeste, vão expor as ações que cada uma delas vem implementando nos Territórios Rurais. Também participam da Oficina representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

"Vamos conhecer as experiências que vêm sendo realizadas pela Empresa e depois selecionar aquelas que podem ser implementas em um trabalho conjunto que atenda toda a região do Nordeste", afirma a chefe-adjunta de Comunicação e Negócios da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju – SE), Tereza Cristina de Oliveira.

A I Oficina terá a participação do diretor-Executivo da Embrapa José Geraldo Eugênio de França e do secretário de Desenvolvimento Territorial do MDA, Humberto Oliveira.

A Política de Territorialidade implementada pelo MDA identifica e integra políticas públicas para promoção do desenvolvimento sustentável e solidário das regiões brasileiras com renda deprimida. Os territórios rurais começaram a ser criados em 2003 e hoje estão sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do MDA. Cada território é formado por um conjunto de regiões com características sociais, econômicas e culturais semelhantes.

De acordo com a Assessoria de Relações Nacionais da Embrapa, 26 unidades descentralizadas da Empresa coordenam projetos em Territórios Rurais do MDA. Esses projetos são variados, como a utilização de emissoras de rádio para a socialização e disponibilização de tecnologias para produtores de leite, avaliação da aceitação de milho com palha de qualidade para artesanato e quintais orgânicos.

Sergipe – No estado sergipano existem quatro territórios rurais: Alto Sertão, Sertão Ocidental, Centro-Sul e Baixo São Francisco. Entre as diversas ações pertinentes aos territórios que a Embrapa Tabuleiros Costeiros vem desenvolvendo está o projeto "Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território Rural Centro-Sul de Sergipe", em convênio com o MDA.

O evento é uma realização da Articulação de Relações Nacionais, Embrapa Tabuleiros Costeiros, Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília – DF), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Mapa.

Gislene Alencar - Jornalista - DRT 05653/MGEmbrapa Tabuleiros Costeirosgislenealencar@cpatc.embrapa.brTelefone 79-4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/