10/09/08 |

Especialista russo não crê em crise de alimentos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

"Uma séria crise de alimentos e de biocombustíveis, devido à alta de preços de fertilizantes nos últimos meses, não deverá ocorrer e esses aumentos não afetarão a continuidade dos progressos da produção agrícola mundial, obtidos nas últimas décadas".

Esta é a opinião do professor Alexey Naumov, em visita técnica à Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP), geógrafo da Universidade Lomonosov (de Moscou, Rússia) e coordenador para a América Latina do IPI – Instituto Internacional do Potássio, órgão que reúne os produtores de adubos potássicos e que financia pesquisas com esse produto.

Ao contrário do alarmismo de alguns organismos internacionais e de parte da imprensa mundial, o professor Naumov se diz otimista e acredita que o aumento de preços de fertilizantes vai incentivar mais pesquisas no setor, com o objetivo de reduzir custos e desperdícios.

"Os agricultores e as empresas de insumos vão trabalhar com mais eficiência, já tivemos crises anteriores, inclusive de petróleo, e o mundo continuou a produzir mais e com melhor produtividade", disse ele. Naumov acrescentou que são várias as razões para o aumento de preços desses insumos, como o aumento do consumo de alimentos – no Brasil, China e Índia, entre outros – alta de preço do petróleo e exigências sociais e ambientais por parte de alguns países importadores, especialmente da União Européia. Garantiu que não há cartel dos produtores de fertilizantes, espalhados por diversas empresas em diversos países.

O professor russo veio ao Brasil para acompanhar projetos conjuntos do IPI com a Embrapa. Na Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP) ele viu experimentos de adubação potássica em pastagens e analisou as possibilidades de ampliação da colaboração técnica e financeira entre as duas instituições. Ele foi recebido pelo chefe geral desse centro de pesquisa, Maurício Mello de Alencar e pelo pesquisador Alberto Bernardi, engenheiro agrônomo especialista em solos.

Jorge Reti - MTb 12693-SP e MS 14130/SJPSP/FENAJ Assessor de imprensa Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP)

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/