11/09/08 |

Embrapa Pantanal e pecuaristas discutem programa de brucelose e tuberculose

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Será realizada nesta sexta-feira( 12) , às 19h, no Sindicato Rural de Corumbá, a mesa redonda Tuberculose e Brucelose Bovina no Pantanal. Organizada pela pesquisadora Raquel Soares Juliano, da Embrapa Pantanal, a discussão tem o objetivo de colher percepções de pecuaristas e técnicos locais sobre as doenças e sobre o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose.

Esta é a primeira ação da pesquisadora, que lidera o projeto "Avaliação da estratégia e custos de implantação do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose (PNCEBT) no sistema de pecuária de corte do Pantanal Sul Mato-grossense".

Com este levantamento inicial, Raquel pretende levantar os entraves e possíveis soluções para a implantação do programa no Pantanal.

Numa segunda etapa do projeto, a pesquisadora da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pretende avaliar a relação custo/benefício de implantação do programa e treinar os agentes vacinadores. A terceira etapa prevê educação sanitária nas escolas rurais, divulgação de resultados para produtores, técnicos e autoridades, além de sugestões de alterações no programa nacional.

Mais informações:Ana Maio  Mtb – 21.928Embrapa Pantanal, Corumbá (MS)Contatos:(67) 3233-2430 –ramal 235anamaio@cpap.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/