15/09/08 |

Pesquisador fala sobre nematóide reniforme em MT

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O nematóide reniforme (Rotylenchulus reniformis) é uma das principais pragas de solo nos países tropicais e subtropicais do mundo, e vem crescendo em importância no Cerrado brasileiro.

 Por isso, o assunto foi um dos temas abordados durante o 2º Circuito de Palestras da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) - "Nematóides e suas implicações na agricultura". As palestras foram feitas entre os dias 8 e 13 de setembro , em Sorriso, Campo Novo, Rondonópolis e Canarana, respectivamente.

O tema sobre  nematóide reniforme foi abordado pelo  chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Guilherme Lafourcade Asmus.

A ênfase das palestras do pesquisador foi quanto à situação atual e as práticas de manejo recomendadas para o nematóide reniforme em soja e algodoeiro. "Os resultados de nossos trabalhos mostram basicamente que é possível manejar o nematóide por meio de rotação de culturas e uso de cultivares mais resistentes, ou seja, melhoradas por métodos tradicionais", afirma Guilherme.

Outro ponto abordado foi a importância do sistema integrado de produção para manter baixa a população do nematóide reniforme no solo. Segundo Guilherme, o resultado das palestras foi muito interessante, especialmente, pela participação do público composto por engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, empresários rurais e estudantes.

Também foram abordados por outros pesquisadores os temas: ferrugem asiática da soja e sua implicação na qualidade de sementes; identificação de Fitonematóides nas principais regiões produtoras de soja de MT; a importância dos nematóides nas forrageiras; nematóides das galhas e de cisto na cultura de soja, e o nematóide das lesões nas culturas de soja/algodão.

Kadijah Suleiman (MTb RJ 22729JP)Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados (MS)Contatos:(67) 3416-9742kadijah@cpao.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/