15/09/08 |

Físico toma posse na Sociedade Internacional de Substâncias Húmicas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O físico Ladislau Martin Neto, pós-doutor pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, tomou posse no domingo( 14) , como vice-presidente da Sociedade Internacional de Substâncias Húmicas (IHSS), ocupando o cargo por dois anos inicialmente e depois sendo conduzido automaticamente à presidência por igual período.

A cerimônia ocorreu durante a abertura do XIV Encontro da Sociedade Internacional de Substâncias Húmicas, que está sendo realizada até o dia 19 em Moscou,  Rússia.

Martin Neto  é o "primeiro" latino-americano a assumir a IHSS, eleito com participação de membros  da IHSS em mais de 40 países. A IHSS foi fundada em Denver, Colorado, E.U.A., em 11 de setembro de 1981 para reunir cientistas com interesse  em estudos na área.

A Sociedade é reconhecida como líder mundial na promoção de pesquisa e aplicações das  substâncias húmicas, ganhando recentemente  grande apelo adicional em função da necessidade e interesse no entendimento sobre o ciclo de carbono, visto que estas substâncias são as principais constituintes da matéria orgânica do solo, que é o terceiro maior reservatório de carbono do planeta.

Proposta de trabalho

A proposta de trabalho de Martin Neto para o período de 2008 a 2012 é fortalecer a sociedade ampliando o número de membros, em diferentes países, e buscar a incorporação de novos itens de pesquisa no escopo da sociedade como questões vinculadas às mudanças climáticas globais, biocombustíveis e biomateriais.

O presidente eleito explica que as substâncias húmicas  estão presentes em diferentes ecossistemas terrestres e aquáticos e também em aerossóis. Desempenha papel fundamental na fertilidade e conservação dos solos, e também em situações de seqüestro de carbono no solo como uma atividade mitigadora do aumento do efeito estufa, vinculado às mudanças climáticas globais.  Também participa de reações com metais e pesticidas em solos e águas afetando sua reatividade e biodisponibilidade.

Para o Brasil a eleição representou importante reconhecimento também para o Grupo Brasileiro da IHSS e a expectativa é de que esta inserção internacional estimule ainda mais os trabalhos no tema e a formação de novos pesquisadores em área altamente interdisciplinar e portadora de futuro. Atualmente a IHSS já concede algumas modalidades de bolsas para estudantes de pós-graduação e recém-doutores visando participação em eventos e treinamentos de curta duração em diferentes países.   

Atuação profissional

Ladislau Martin Neto entrou na  Embrapa Instrumentação Agropecuária em agosto de 1986, com a missão de desenvolver aplicações de espectroscopia na agricultura. Desde então, tem se dedicado, continuamente, à pesquisa agropecuária.  Participou do desenvolvimento de estudos pioneiros no país sobre os efeitos de manejo do solo, incluindo plantio direto, sobre matéria orgânica envolvendo, além das tradicionais medidas do conteúdo total de carbono orgânico, a identificação de alterações qualitativas, por meio  de métodos espectroscópicos, nas substâncias húmicas. Estes trabalhos geraram uma série de resultados sobre matéria orgânica e substâncias húmicas em diferentes ecossistemas do Brasil.

Publicou 65 títulos, sendo que 70% no exterior, cinco capítulos em livros, mais de 120 resumos, artigos e anais publicados. Tem 10 patentes solicitadas ao INPI e também no exterior.

 Joana Silva   Mtb 19554Embrapa Instrumentação AgropecuáriaContatos:(16) 2107 29 27 / 9994 6160

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/