17/09/08 |

Professores de Sergipe são capacitados em ciências espaciais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Vinte e cinco professores do ensino fundamental e médio de escolas estaduais de Sergipe participam até sexta-feira( 19) , do I Curso de Capacitação Continuada de Professores em Ciências Espaciais, que está sendo realizado desde quarta-feira( 17) na Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju – SE). O curso faz parte do projeto Espaço&Escola, coordenado pela Embrapa Tabuleiros Costeiros e a Rede Sergipe de Geotecnologias (Resgeo).

Nesses três dias, os professores vão receber informações sobre ciências meteorológicas e ambientais, satélites, sensoriamento remoto, astronomia e elaboração de projetos escolares interdisciplinares. O curso está sendo ministrado pelos pesquisadores da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Marcus Aurélio Cruz e Marcos Silva; e por profissionais dos departamentos de Geografia e Física da Universidade Federal de Sergipe, IBGE/SE e Secretaria de Estado de Educação de Sergipe. O Espaço&Escola conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe, da Prefeitura Municipal de Aracaju e da Agência Espacial Brasileira (AEB).

A iniciativa do Espaço&Escola foi embasada na experiência do projeto Embrapa&Escola e apoiada pelo programa AEB Escola. "Percebemos que há um hiato entre a comunidade técnico-científica e a base do ensino. Poder levar aos professores do ensino médio e fundamental conhecimentos atuais que podem se tornar elementos de sala de aula é a proposta do projeto", conta o pesquisador o coordenador do Espaço&Escola, Marcos Aurélio Silva.

De acordo com o pesquisador, este trabalho é importante porque as ciências espaciais compreendem um amplo conjunto de áreas estratégicas do conhecimento, como meteorologia, sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica e que devem ser popularizadas. "A proposta é incentivar os educadores a trabalharem com a temática espacial em sala de aula, enriquecendo os conteúdos das diferentes disciplinas. Esperamos que o Estado e as prefeituras incluam o projeto em seus calendários anuais de promoção da ciência e tecnologia", explica o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária , vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A Secretaria de Estado da Educação de Sergipe aceitou prontamente participar do projeto. "O material didático e os conteúdos atendem ao processo de atualização e aperfeiçoamento do currículo escolar, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino em geral e do ensino de ciências em particular", afirma a diretora do Departamento de Educação da Secretaria de Estado da Educação, Maria Izabel Ladeira Silva.

Gislene Alencar - Jornalista - DRT 05653/MGEmbrapa Tabuleiros Costeirosgislenealencar@cpatc.embrapa.br

Telefone 79-4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/