18/09/08 |

Embrapa recebe inscrições para curso internacional

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Até o dia 25 de setembro, estão abertas as inscrições para o IV Curso Internacional sobre Produção de Frutas Tropicais que será realizado de 3 a 28 de novembro na Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas - BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O treinamento tem o objetivo de oferecer a técnicos de países africanos de língua portuguesa (Palop) e do Timor Leste a oportunidade de aperfeiçoarem seus conhecimentos sobre técnicas de produção e pós-colheita de fruteiras tropicais sob condições de agricultura familiar e empresarial.

Os seguintes temas serão abordados: Aspectos sócio-econômicos e estatísticos na fruticultura, Conceitos e métodos básicos de produção de frutas tropicais, Sistemas de produção e Colheita, pós-colheita e processamento. Além das aulas teóricas, serão realizadas excursões regionais e visitas a produtores, campos de produção de mudas e unidades de processamento de frutas.

Vagas

São oferecidas 15 vagas, sendo 12 distribuídas entre Angola (3), Cabo Verde (2), Guiné-Bissau (2), Moçambique (3), São Tomé e Príncipe (1) e Timor Leste (1). Além disso, serão disponibilizadas três vagas para participantes brasileiros, cujas despesas não serão cobertas pelos organizadores.

Cada país poderá inscrever até seis candidatos, no caso de Angola e Moçambique, e até três candidatos no caso de Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. "As inscrições devem, necessariamente, passar pela representação diplomática brasileira (embaixada ou consulado) no país de origem do candidato e a seleção final dos aprovados será feita pela comissão organizadora do curso", explica o pesquisador e coordenador Alberto Vilarinhos.

O curso é resultado de um acordo de cooperação técnica entre Brasil e Japão, assinado em 2001. Seis cursos similares já foram realizados até 2007 – três sobre frutas tropicais e três sobre mandioca, capacitando 85 técnicos. O acordo prevê mais três cursos até 2011.

Os órgãos parceiros da Embrapa na execução do acordo são a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, e a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica), principal agente financiador.

A ficha de inscrição e a cartilha do candidato estão disponíveis em http://www.cnpmf.embrapa.br/index.php?p=curso_internacional_frutas.php

Léa Cunha (DRT-BA 1633)Embrapa Mandioca e Fruticultura TropicalContatos: (75) 3312-8076 Fax: (75) 3312-8092leacunha@cnpmf.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/