19/09/08 |

Embrapa alerta sobre a qualidade e sanidade do material propagativo de uva

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O cultivo da videira no Brasil representa uma parcela econômica e social importante na fruticultura brasileira, movimentando cerca de R$ 2,5 bilhões/ano e gerando 5 empregos/ha, um dos maiores índices do setor de fruticultura.

Apesar da importância desta cultura, os produtores ainda mantêm, em grande parte, a tradição de obter material propagativo junto às propriedades vizinhas, correndo o risco de implantar sua videira sem origem genética garantida e com qualidade fitossanitária  duvidosa.

Para tratar deste assunto, a Embrapa Uva e Vinho de Bento Gonçalves (RS) e a Embrapa Transferência de Tecnologia, por meio de seu Escritório de Negócios de Campinas (SP), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizam na quinta-feira( 25), em Bento Gonçalves (RS), um seminário para alertar vitivinicultores e viveiristas sobre a importância de usar material propagativo de uva de qualidade e sanidade comprovadas para a implantação de seus vinhedos.

O Seminário Material Propagativo de Videira – Qualidade Refletindo na Produtividade, é parte integrante do Projeto "Implantação de Matrizeiros de Videira para fornecimento de material propagativo de qualidade superior" com apoio financeiro pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e tem o papel de informar, capacitar e preparar os produtores e viveiristas para as novas diretrizes de produção no setor.

Sobre a programação

Durante o evento, serão tratados os temas: "Viroses da videira e importância da utilização de material propagativo sadio" com Thor Vinicius Fajardo e "Controle das podridões do cacho de uva" com Lucas Garrido pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho.

O tema "Cultivares protegidas e de domínio público: como obter material propagativo de qualidade" será desenvolvido por Ana Paula A. Vaz, pesquisadora da Embrapa Transferência de Tecnologia/Escritório de Negócios de Campinas.

O plantio de mudas isentas de viroses e o uso de material propagativo com qualidade fitossanitária representam medidas simples que o vitivinicultor pode adotar e que contribuem para a melhoria da produtividade, longevidade e qualidade da videira, destaca Ana Paula.

Vera Scholze Borges- jornalista - MTb 72462

Serviço: Data: 25/09/08. Horário: 13h30 às 17h30. Local: Auditório da Embrapa Uva e Vinho. Endereço: Rua Livramento, 515 – Bento Gonçalves, RS. Informações: Fones: (54) 3455-8000, ou (19) 3749-8888. E-mail: sac@campinas.snt.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/