19/09/08 |

Cana-de-açúcar terá Agência de Informação

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Informática Agropecuária lança, durante o Ciência para a Vida – VI Exposição de Tecnologia Agropecuária, a Agência de Informação Embrapa Cana-de-açúcar (www.agencia.cnptia.embrapa.br).

O evento ocorre de 20 a 28 de setembro, na sede da Embrapa, em Brasília, e busca mostrar à sociedade, de forma dinâmica, o que a Embrapa e instituições de pesquisa têm feito para tornar mais saudável a vida no campo e na cidade.

A Agência de Informação da Cana-de-açúcar apresenta as principais informações da cadeia produtiva da cana, como aspectos socioeconômicos e ambientais, planejamento, manejo, colheita, processamento e gestão industrial. Organizada na forma de árvore do conhecimento – metodologia de apresentação hierárquica da informação – reúne na internet um amplo conjunto de informações relevantes, atualizadas e em linguagem adequada.

Estão disponíveis orientações sobre os processos de pré-produção, que incluem: insumos, cultivares, solo, clima, mercado, impactos ambientais; produção: semeadura, manejo, plantio, irrigação, colheita; e pós-produção, como processamento, transporte, consumo, comercialização etc. Existem mais de 150 documentos eletrônicos associados ao tema, gerados por instituições de pesquisa.

O conteúdo da agência busca atender, especialmente, os produtores rurais, profissionais de assistência técnica e extensionistas. Para aqueles dos estados de São Paulo e Paraná, há uma planilha sobre custo de produção, em que é possível calcular o custo a partir de dados reais. Também podem ser consultados artigos, tabelas, gráficos, fotografias e vídeos sobre a cultura, cedidos por pesquisadores de institutos de pesquisa nacionais.

Para o pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária Fábio Marin, editor de conteúdo, esta iniciativa é muito importante para difundir o conhecimento em cana-de-açúcar. Ele destaca que o Brasil é o maior produtor mundial desta cultura, com mais de sete milhões de hectares plantados. Anualmente, são produzidos mais de 480 milhões de toneladas de cana, o que coloca o País na liderança mundial em tecnologia de produção de etanol.

A parceria também foi fundamental para o projeto. "São mais de 30 pessoas diretamente envolvidas na construção e atualização da agência", informa a analista da unidade Marcia Izabel Fugisawa Souza. Participam também os centros de pesquisa da Embrapa: Agrobiologia (Seropédica, RJ), Gado de Leite (Juiz de Fora, MG), Informação Tecnológica (Brasília), Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), Meio Norte (Teresina) e Tabuleiros Costeiros (Aracaju).

Além disso, são parceiros a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – Apta (Pólo Centro Sul – Piracicaba); a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo – USP; a Faculdade de Engenharia Agrícola e o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.

Público infantil

Para divulgar a Agência da Cana-de-açúcar ao público infantil – principal visitante do Ciência para a Vida – a Embrapa Informática Agropecuária publicou a revista "Aventura no sítio da vovó", de autoria da jornalista Patrícia Cândida Lopes. "A idéia foi traduzir essas informações científicas em uma linguagem acessível às crianças, que são nossos futuros cientistas", explica Marcia.

A publicação vai ser distribuída aos estudantes durante o evento e também poderá ser adquirida, gratuitamente, na Embrapa Informática Agropecuária (www.cnptia.embrapa.br), em Campinas, SP. Para mais informações sobre a aquisição, os interessados devem entrar em contato com a unidade da Embrapa pelo correio eletrônico sac@cnptia.embrapa.br.

Outras tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Informática Agropecuária que poderão ser conhecidas pelos visitantes da exposição são as bases de dados da pesquisa agropecuária (www.bdpa.cnptia.embrapa.br) e a produção científica da empresa (www.prodemb.cnptia.embrapa.br), gerenciadas pelo software para automação de bibliotecas Ainfo; o sistema de monitoramento agrometeorológico – Agritempo; e o Diagnose virtual, que detecta doenças em plantas.

O Ciência para a Vida destina-se a profissionais do setor agropecuário, produtores e trabalhadores rurais, empreendedores, lideranças governamentais, pesquisadores, donas-de-casa, estudantes do ensino médio e fundamental, universitários e à sociedade em geral. As visitas ocorrerão de segunda a quinta-feira, das 9 às 20 horas, e de sexta a domingo, das 10 às 22 horas.

Nadir Rodrigues (MTb/SP 26.948) Embrapa Informática Agropecuária (19) 3211-5747

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/