19/09/08 |

Novo café para cafeicultores de rondônia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Em 2009, cafeicultores de Rondônia terão acesso à variedade de café conilon de ciclo intermediário BRS Ouro Preto, que será lançada pela Embrapa Rondônia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA.  Esta tecnologia será mostrada durante a VI Exposição de Tecnologia Agropecuária - Ciência para a Vida, promovida pela Embrapa, de 20 a 28 de setembro, na sede da empresa em Brasília.

Os clones, de maturação intermediária, destacaram-se pela alta produtividade e pela maior freqüência de cafeeiros resistentes ou tolerantes à ferrugem, dando origem a esta variedade sintética.

O pesquisador da área de café, André Rostand, explica que esta cultivar foi obtida a partir da seleção fenotípica e coleta de plantas superiores nos principais pólos de produção de café Conilon do Estado de Rondônia. Além do Estado, Rostand salienta que essa cultivar também pode ser adaptada em outros estados da Amazônia brasileira, tais como norte do Mato Grosso, Pará, Acre e Amazonas.

Os clones foram divididos, em 2003, por ciclos de maturação precoce, intermediário e tardio, sobressaindo, salienta André, os de ciclo intermediário, que deram origem à variedade sintética denominada de BRS ´Ouro Preto', em reconhecimento à importância da cafeicultura na formação do Estado de Rondônia e, simultaneamente, em homenagem ao município rondoniense Ouro Preto d'Oeste, centro pioneiro da colonização oficial do então Território Federal de Rondônia.

 Após o segundo ano de observação, as plantas de Conilon com desempenho agronômico satisfatório foram clonadas e avaliadas no Campo Experimental da Embrapa Rondônia, em Ouro Preto d'Oeste, considerando os aspectos relacionados ao  potencial produtivo, ciclo de maturação, vigor, porte, arquitetura das plantas, tamanho e percentual de grãos chatos, tolerância à ferrugem alaranjada e mancha manteigosa.

Esta variedade tem como principais características a colheita entre os meses de maio e julho, altura média de três metros, tolerância a doenças, peneira média de grãos, uniformidade na maturação e distância média entre os internós.

O pesquisador explica que o melhor aproveitamento da mão-de-obra na colheita do café, devido à maior uniformidade de maturação dos frutos e a redução dos custos de produção e dos riscos de comprometimento ambiental, pela diminuição do uso de produtos químicos para o controle de pragas e doenças, serão os benefícios que os produtores de café terão com esta nova cultivar.

Além disso, a BRS Ouro Preto apresenta potencial de produtividade média de 70 sacas/ha de café beneficiado em lavouras de sequeiro, se cultivada com técnicas adequadas de condução da lavoura, podendo elevar a média de produção do Estado, que está em torno de 11 sacas/ha, de acordo com dados da Conab.

De acordo com o Chefe-geral da Embrapa Rondônia, Victor Ferreira de Souza, a partir do lançamento desta cultivar a Empresa irá produzir sementes em parceria com outras instituições, para distribuição junto aos cafeicultores do Estado.  Esta cultivar encontra-se em processo de regularização junto ao Registro Nacional de Cultivares do MAPA.

Ciência para a Vida

A Ciência, Tecnologia e a Inovação caminham juntas para o desenvolvimento e a melhoria de vida dos brasileiros. A cada dois anos, a exposição Ciência para Vida torna-se o espaço certo, oportuno e a forma dinâmica de mostrar à sociedade o que a Embrapa e instituições de pesquisa tem feito para tornar mais saudável a vida no campo e na cidade. O evento não trata apenas da divulgação dos resultados da pesquisa agropecuária e do uso de tecnologias, mas também como os esforços da empresa fazem parte da rotina das pessoas. O evento aborda ciência por meio de diversas atrações, como exposições, shows, mostra interativa, gastronomia e artesanato. O evento também reserva oportunidades de negócios, pos tem tradição em reunir parceiros - como cooperativas, empresas públicas e privadas - que em cada uma de suas edições renovam e ampliam seus clientes e usuários.

Daniela Garcia Collares (MTb/114/01 RR)Estagiária: Vanessa de PaulaEmbrapa RondôniaContatos: (fax): (69) 3225-9387    

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/