22/09/08 |

Agência Indonésia de Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola articula parceria com Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O agrônomo Sumardjor Gatot Irianto, diretor da Agência Indonésia de Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola (IAARD), visitou a Embrapa Cerrados (Planaltina – DF) e a Embrapa Hortaliças (Gama – DF) na última semana para conhecer as pesquisas em andamento com soja, pastagens, gado de corte e biotecnologia aplicada à horticultura.

Irianto prepara, com base no que observou nas Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, um relatório técnico para escolha dos temas prioritários que devem compor os acordos de cooperação entre Brasil e Indonésia.

Segundo Irianto, o presidente Susilo Bambang Yudhoyono, da Indonésia, deve visitar o Brasil no próximo mês de novembro. "O ministro da agricultura visitou o Brasil neste ano e comentou a possibilidade de cooperação na área de pesquisa agropecuária, estou dando seqüência à visita inicial", comentou o dirigente da IAARD.

A Agência Indonésia possui 65 centros de pesquisa espalhados pelo conjunto de arquipélagos entre a Austrália e o sudeste asiático. A sede, na capital Jacarta, reúne a diretoria e a articulação internacional. Ao todo, segundo Irianto, são oito mil empregados, dos quais 1500 são pesquisadores. Arroz, milho, mandioca, soja e amendoim estão entre os produtos agrícolas mais cultivados no país. As linhas de pesquisa do IAARD contemplam também gado de corte e leiteiro, plantas ornamentais, fruticultura, hortaliças e caprinovinocultura.

Durante a visita à Embrapa Cerrados, a articuladora internacional da Unidade, pesquisadora Marília Santos Silva, fez uma apresentação geral sobre a atuação do centro e destacou, entre outros, o projeto de pesquisa sobre fontes alternativas para produção de biocombustível. A comitiva da Indonésia trocou ainda informações com os pesquisadores Marcelo Ayres, sobre seleção de forragens, e Austeclínio Lopes de Farias Neto, sobre o melhoramento genético da soja. Os técnicos indonésios visitaram áreas de pesquisa no campo com soja e estilosante.

   Gustavo Porpino de AraújoEmbrapa Cerrados (RN648 JP)Contatos: (61) 3388 9945

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/