22/09/08 |

Dendê: combustível para recuperar a Amazônia e diversão para a criançada

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Indispensável em pratos da culinária baiana como a moqueca, o vatapá e o acarajé, o dendê é considerado atualmente uma das mais promissoras matérias-primas para a produção de biodiesel.

Graças a esse potencial econômico, a palmeira africana pode ajudar também a recuperar áreas degradadas da Amazônia. É isso que prevê o projeto de zoneamento agroecológico do dendê, realizado pela Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ).

A iniciativa, que está sendo exibida durante o VI Ciência para a Vida, tem por objetivo subsidiar a implementação de políticas públicas de recuperação de áreas desmatadas. A escolha do dendê deve-se ao seu alto potencial de produção de combustível, à possibilidade de fixação de mão-de-obra no campo e aos impactos positivos da cultura ao meio ambiente.

A idéia é indicar, em regiões onde a floresta foi substituída por pastagens, por exemplo, locais com aptidão para o cultivo do dendezeiro. O início do levantamento é feito com base nos tipos de se solo de cada localidade.

Com base em imagens e coordenadas obtidas por satélite, que indicam os locais onde a mata foi devastada, os pesquisadores da Embrapa Solos indicam aquelas regiões nas quais as características do solo são mais adequadas ao cultivo da palmeira. Além disso, fatores como a disponibilidade de água, a geografia, que pode permitir a mecanização, e as condições do terreno – sem há erosões, por exemplo, são verificados.

O projeto está em fase final de execução. Até dezembro de 2008, especialistas da Unidade visitam os estados da região para fazer os ajustes finais no levantamento.

Dendê vira jogoSe o dendê pode ocupar áreas degradadas da Amazônia, nada melhor que conhecer essa planta. Para isso, a Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM) levou ao IV Ciência para a Vida um jogo de computador que vai ensinar adultos e crianças um pouco mais sobre essa árvore. O game conta com atividades que vão mostrar desde a origem e as características dessa palmeira até detalhes sobre a retirada do óleo de dendê para a produção de biodiesel. Quem quiser testar os seus conhecimento e se divertir, pode procurar o estande da Embrapa Amazônia Ocidental no Ciência para a Vida.

Marcos Esteves (4505/14/45v/DF)Assessoria de ImprensaEmbrapa HortaliçasContatos.: (61) 3448 4113marcos.esteves@cnph.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/