23/09/08 |

Estudante paraibano vence concurso de redação sobre o Cerrado

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Cerrados (Planaltina – DF), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, responsável pelos concursos de redação e desenho do IX Simpósio Nacional sobre o Cerrado e II Simpósio Internacional sobre Savanas Tropicais, que acontecem de 12 a 17 de outubro, em Brasília – DF, já escolheu os melhores textos entre as 151 redações inscritas no concurso.

O estudante Igor Isídio Gomes da Silva (foto), 16 anos, aluno do Executivo Colégio e Curso, de Guarabira (PB), é o grande vencedor. Igor está finalizando a 2ª série do ensino médio e vai fazer vestibular para Jornalismo em novembro na UFPB. Os 332 desenhos submetidos estão em fase final de escolha.

Por telefone de sua casa, na Rainha do Brejo, Igor revelou que tomou conhecimento do concurso por meio  de sua professora de Produção Textual, Islene Mangueira Soares. Ele já havia ganho um prêmio similar, em novembro do ano passado, quando escreveu para o Prêmio de redação do Instituto Nacional do Semi-Árido (INSA) sobre o desenvolvimento do bioma Semi-árido. Na ocasião o estudante faturou um microcomputador, mesmo prêmio destinado ao vencedor do concurso organizado pela Embrapa Cerrados.

"Gosto desse tema e fui buscar mais informações por meio  de notícias pela Internet sobre o processo de destruição desse bioma", revela o jovem talento guarabirense, que escreveu apenas duas laudas sobre o tema: "Como aliar preservação ambiental e desenvolvimento agropecuário no Cerrado?", tratando de questões como sustentabilidade, ecologia, preservação e outras questões diretamente ligadas ao Cerrado brasileiro.

 "Foquei o texto na possibilidade de alcançarmos desenvolvimento também por meio  de medidas simples com o ambiente", diz o estudante. No último parágrafo da redação de Igor está escrito: "Sabemos que a perfeita harmonia entre progresso e meio ambiente só é alcançada através do desenvolvimento sustentável.

Portanto, atingir um patamar no qual os sistemas produtivos sejam regidos pela sustentabilidade deve ser nosso objetivo primordial, sendo imprescindível o emprego de tecnologia no campo de uma forma abrangente e eficaz, visando tanto os recordes de produção como a conservação do bioma. O Cerrado terá uma grande safra de vitórias e orgulho com o brotar de nossa consciência ecológica".

Além de Igor Isídio, serão premiados na abertura dos Simpósios os estudantes Murilo Augusto de Medeiros, 2º lugar, do Colégio Rogacionista (Guará - DF), e o 3º lugar Gilson Gonçalves Maia, do CEDAF UFV (Itaúna - MG). As estudantes Adélia Andrade de Araújo e Geisyane Barbosa do Prado, da Escola de Aplicação Professor Chaves, em Nazaré da Mata (PE), também tiveram as redações selecionadas para inclusão nos anais dos Simpósios e irão receber certificados de menção honrosa. As escolas receberão publicações da Embrapa sobre o Cerrado e a cartilha "Brinque com Ciência". O professor orientador e o estabelecimento de ensino, no qual o estudante premiado é matriculado, também receberão um certificado de honra ao mérito.

 

 

Dalmo Oliveira (MTb/PB N.º 0598)Embrapa AlgodãoContatos: (83) 3315.4361 – imprensa@cnpa.embrapa.br 

Gustavo Porpino (RN 648JP)Jornalista – Embrapa CerradosContatos: (61) 3388 9945 – gporpino@cpac.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/