23/09/08 |

Pimentas e pimentões são temas de nova publicação da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Quem visita um campo de produção de pimentas dificilmente imagina que está diante de um negócio transnacional, que existe desde o século XVI.

Originárias do continente americano, as pimentas do gênero Capsicum foram levadas para o resto do mundo por navegantes portugueses e espanhóis, que buscavam rotas para as especiarias do oriente.

Esses desbravadores queriam a pimenta-do-reino ou pimenta-negra, do gênero Piper, mas encontraram um novo tipo de fruto mais pungente (picante), cultivado por indígenas e utilizado na culinária, em rituais, como medicamento e até como instrumento de defesa.

Quatro séculos depois, as pimentas do gênero Capsicum, que inclui também o pimentão, são consumidas por um quarto da população mundial e cultivadas também na África, na Europa e na Ásia. O Brasil é o centro de origem de algumas espécies e diferentes tipos de pimenta são cultivados em quase todos os estados, em geral por pequenos agricultores.

Trata-se de um negócio que cresce de importância e envolve diversos segmentos, desde pequenos produtores, até multinacionais. Para se ter uma idéia, as pimentas são atualmente a segunda hortaliça mais exportada do Brasil, atrás apenas do melão, contribuindo com 13,5% do valor total das nossas exportações de hortaliças.

Há 28 anos, a Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) tem desenvolvido inovações técnicas, cultivares e estudos para incrementar essa cadeia produtiva. No próximo dia 23, a Unidade cumpre mais uma etapa desse trabalho com o lançamento do livro "Pimentas Capsicum".

Com 200 páginas ricamente ilustradas, a publicação complementa o livro "Capsicum Pimentas e pimentões do Brasil", lançado em 2000 e vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura em 2001 - área de Ciências Naturais e Ciências da Saúde. A nova obra tem como editores técnicos uma equipe da Embrapa Hortaliças composta por Cláudia Silva da Costa Ribeiro, Carlos Alberto Lopes, Sabrina Isabel C. Carvalho, Gilmar Paulo Henz e Francisco J. B. Reifschneider. A obra conta ainda com a participação de pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF), da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Emater-DF. 

A obra reúne, em 15 capítulos, as principais informações sobre esse gênero de hortaliça, desde as espécies catalogadas até informações sobre mercado e comercialização, passado adubação e irrigação; controle de pragas e doenças; pós-colheita e processamento; produção de mudas e sementes, além de aspectos nutricionais.

O livro "Pimentas Capsicum" será lançado será lançado na Praça da Criatividade da VI Exposição de Tecnologia Agropecuária - Ciência para a Vida, realizada no Pavilhão de Exposições da Embrapa, Parque Estação Biológica, final da Av.W3 Norte.

A publicação está sendo vendida na Livraria Virtual da Embrapa e por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Embrapa Hortaliças, pelo telefone (61) 3395-9110. O exemplar custa R$ 25,00.

Marcos Esteves (4505/14/45v/DF)Assessoria de ImprensaÁrea de Comunicação e Negócios (ACN)Embrapa HortaliçasTel.: (61) 3385-9109

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/