24/09/08 |

Ciência para a Vida marca momento especial da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Hino Nacional e o Hino da Embrapa executados pela Orquestra Paulistana de Viola Caipira junto ao coral de jovens da Universidade Católica de Brasil (UCB). Assim foi a solenidade de abertura da VI edição da Exposição Ciência para a Vida, a maior feira de pesquisa agropecuária promovida há dez anos, em Brasília-DF, pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Presentes à abertura estavam diversas autoridades, embaixadores, além de representantes de instituições e organizações, chefes-gerais de Unidades e funcionários. A mesa de abertura da solenidade foi composta pelo chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho; o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, Joe Valle; o secretário-adjunto da Secretária Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República, Cleberson Carneiro Zavaski; o vice-presidente de agronegócios do Banco do Brasil, Luís Carlos Guedes Pinto, e o chefe de gabinete da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Aldenir Chaves Paraguassú.

Após a peculiar execução do Hino, um vídeo mostrou cenas desta edição da Exposição Ciência para a Vida, que já recebe visitantes desde o dia 20/09, e, em seguida, foi declarado aberto o I Simpósio de Inovação e Criatividade.

Na sequência, o secretário Joe Valle exaltou a beleza do Hino Nacional e a função da Embrapa. "O mundo está em busca de soluções que possam equilibrar as transformações causadas pelo aquecimento global ao meio ambiente e a Embrapa pode contribuir muito com isso", afirmou Valle.

Novas Tecnologias

As 400 pessoas que lotavam o auditório da Embrapa assistiram ao lançamento de novas tecnologias da Empresa. No ar há uma década, o programa Dia de Campo na TV, da Embrapa Informação Tecnológica, ganhou um site inovador com uma videoteca digital, onde mais de 100 reportagens dos últimos três anos estão disponíveis.

O "Ponto Final", da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, primeiro inseticida biológico orgânico registrado no país, capaz de combater diversas lagartas que atacam as culturas da soja e hortaliças chega ao mercado como aliado do meio ambiente.

Já o programa "Além do Rótulo" (Embrapa Agroindústria de Alimentos) será um parceiro do consumidor. O software será disponibilizado em supermercados com informações sobre mais de 150 alimentos, como propriedades nutricionais, restrições, consumo, dentre outras.

Em tempos de crise de alimentos, a Embrapa Trigo lança as BRS 276 e BRS 277, recomendadas para regiões frias e com farinha amarelada para produção de bolos, biscoitos, pizzas e massas frescas; e a Embrapa Milho e Sorgo, cultivares de milho com alto potencial produtivo e genético e de sorgo, BRS 655.

Lançamento de livros

A solenidade também marcou o lançamento de dois livros da Embrapa. O segundo volume da coletânea "Agricultura Tropical: quatro décadas de inovações tecnológicas, institucionais e políticas" teve seu primeiro exemplar entregue pelo Diretor-Presidente da Embrapa ao Embaixador do Japão, Ken Shimanouchi. O segundo livro lançado foi "A Pesquisa e os Sabores do Brasil", que teve um exemplar entregue ao chef  Francisco Ansilliero. O livro é resultado da criatividade de seis chefs de Brasília que criaram 35 pratos inspirados nos biomas brasileiros em homenagem aos 35 anos da Embrapa.

Prêmio Embrapa de Reportagem

"Na verdade, a imprensa é que deveria premiar a Embrapa pelo seu trabalho". Esta foi a tônica dos discursos dos agraciados com o Prêmio Embrapa de Reportagem. A frase é da repórter Cibelle Bouças, do jornal Valor Econômico, que foi seguida pelos demais premiados em seus discursos. A edição deste ano teve como tema os desafios da pesquisa agropecuária frente às mudanças climáticas.

A cada edição do prêmio, a Embrapa presta homenagem especial a um profissional de imprensa ou a um veículo de comunicação, como reconhecimento ao trabalho de contribuir para que os resultados alcançados pela pesquisa agropecuária cheguem à sociedade. Neste ano, essa homenagem especial foi destinada à jornalista Ana Amélia Lemos, do Grupo RBS. Emocionada após assistir a um clipe com imagens de sua via profissional, Ana Amélia agradeceu e cumprimentou a Embrapa pelo que a empresa faz por meio da comunicação ao não deixar a pesquisa restrita ao meio acadêmico. Segundo a jornalista, "a comunicação é o canal e a ferramenta para levar o conhecimento a todos".

Autoridades

Entre as autoridades presentes, o chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho, agradeceu, em nome de todos os brasileiros, o trabalho realizado pela Embrapa. E afirmou: "a Embrapa é motivo de grande orgulho para nosso País".

O Diretor-Presidente Silvio Crestana encerrou a solenidade ressaltando os avanços da empresa nos últimos anos, citando o momento especial pelo qual a empresa passa: o planejamento estratégico, via PDE e PDUs, o PAC da Embrapa e a realização da Exposição Ciência para a Vida. "Projetamos a empresa para 2023 e a exposição já está mostrando muitas pesquisas que nos levarão ao futuro", afirmou Crestana. E comemorou: "nos 35 anos de Embrapa, reencontramos também nossas origens, pois o PAC da Embrapa também está revitalizando o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária". "Sem a assistência técnica, as Oepas e as Universidades, a Embrapa não seria o que é. Nosso desafio agora é pensar esse futuro de inovação e criatividade", finalizou.

Após a solenidade, os convidados visitaram o pavilhão da Exposição Ciência para a Vida.

Dalízia Aguiar (MTb 2803/14 – MS)Katia Pichelli (MTb 3594/PR)Contatos:61 3448 4113

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/