24/09/08 |

Melhores do Brasil são premiados durante o Ciência para a Vida

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O estudante Tatiel Venâncio Gonçalves é filho de agricultor, tem 17 anos e passa a semana freqüentando as aulas na Escola Família Agrícola de Orizona (GO). Ele e a família - o pai, a mãe e os irmãos mais novos – só se encontram nos finais de semana, quando volta para casa, uma pequena propriedade, onde são cultivados produtos de subsistência.

E foi essa realidade que conhece bem que inspirou o jovem a se inscrever no III Concurso das Minibibliotecas, promovido pela Embrapa Informação Tecnológica, e que acabou lhe trazendo a Brasília para receber o prêmio de melhor redação, na categoria Ensino Médio.

"Eu nem sabia que ele estava participando", disse emocionado o pai Nelson Venâncio. Entre autoridades do Governo Federal e refletores de tevê, acompanhou de longe as entrevistas do filho sobre a escassez de alimentos, um dos maiores desafios do século. O tema da redação foi A Embrapa e a produção de alimentos para o mundo em crise.

"O conteúdo das cartilhas das Minibibliotecas tem me ajudado muito a orientar meu pai e a pensar no que o homem do campo pode fazer para ter uma vida melhor, mais saudável e com garantia de qualidade", disse o menino. Segundo ele, não foram raras as vezes em que precisou "puxar as orelhas" do pai para que não usasse produtos químicos na horta. "Isso eu aprendi também com o conteúdo dos kits que recebemos na escola".

Além de Tatiel, foi premiada na segunda-feira, 22 de setembro, Marina Ferreira,  da Casa Familiar Rural de Nova Prata do Iguaçu (PR), 14 anos, na categoria Ensino Fundamental. A cerimônia ocorreu na Praça da Criatividade, como parte da programação da VI Exposição de Tecnologia Agropecuária – Ciência para a Vida, na sede da Embrapa em Brasília, com a presença do diretor-presidente da Empresa, Sílvio Crestana, da diretora-executiva, Tatiana Deane, do diretor de Apoio a Projetos Especiais do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Marco Aurélio Loureiro (representando o secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Onaur Ruano), e do gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira. 

Importância social

"Este é um momento bonito, em que se comprova que o Projeto das Minibibliotecas, desenvolvido em parceria com o MDS, está estimulando ações e provocando mudanças", comentou Amaral. A renovação da parceria entre as duas instituições para que mais jovens e famílias de agricultores familiares sejam atendidas deu o tom da fala do representante do ministério. "Por meio de projetos como esse temos a perpectiva mais concreta de ver o Brasil menos excludente e com segurança alimentar para todos".    

Na modalidade Projetos, os vencedores foram:  Plantando leitura, colhendo saberes – 1o. colocado (da Escola Municipal Filomena Curcio Cabral - Sítio  Santa Cruz, município de Vera Cruz/RN); na 2a. colocação - Ação x Sustentabilidade – Comunidade escolar e Embrapa (da Escola Municipial de Ensino Fundamental Bernardino Fernandes – distrito de Pains, Santa Maria/RS); e em 3o. lugar, o projeto Horta escolar: incentivo aos hábitos alimentares saudáveis ( da Escola de Ensino Fundamental Toldo Velho, município Ipuaçu/SC). Cada uma delas recebeu como prêmio um computador para uso na escola. Os dois alunos vencedores ganharam a viagem a Brasília, um certificado e uma placa, de reconhecimento do Projeto das Minibibibliotecas.   

A solenidade teve a participação especial das crianças do Coral Infanto-Juvenil da Associação Comunitária de Olhos D´Água (Goiás), a maioria filhos de artesãos e agricultores da região. Esta é a terceira edição do concurso promovido pelo Projeto das Minibibliotecas, iniciado em 2003 e que hoje atende a mais de 1.200 escolas da rede pública de ensino em todas as regiões do Brasil.

Kátia Marsicano – 03645 MTb JP – katia@sct.embrapa.br Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF) - (61) 3448 459

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/