24/09/08 |

Curta João das Alfaces faz sucesso com jovens

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autógrafos, diversão e emoção. Assim pode ser descrita a manhã da segunda-feira( 22) na Praça da Criatividade da Exposição Ciência para a Vida. O lançamento do curta de animação "A História de João das Alfaces" e das cartilhas "O Mulungu" e o "O Mulungu e seus amigos rizóbios", da Embrapa Agrobiologia (Seropédica/RJ) mostrou que o público infanto-juvenil também se interessa por temas como agroecologia e agricultura sustentável. 

   A pesquisadora Maria Cristina Prata, uma das autoras das cartilhas, disse que o mulungu, espécie nativa da Mata Atlântica, foi escolhido pela beleza e floração exuberante, mas também por ser bastante visitada por abelhas.

Ela resolveu usar a espécie para escrever sobre pequenos organismos úteis à produção orgânica de alimentos e o mulungu foi escolhido para explicar este processo. "Fiquei muito feliz ao ver as crianças contando a história do Mulungu. Lembrei de mim há alguns anos, na Bienal do livro de Seropédica, contando histórias também", afirmou a pesquisadora, emocionada. Já o DVD foi inspirado no livro que a pesquisadora escreveu em 1995.

Após a exibição do DVD e a contação de histórias, as crianças receberam exemplares das cartilhas e fizeram a maior festa enquanto aguardavam o autógrafo da autora.

Tanto o DVD quanto as cartilhas são ferramentas sócio-educativas do projeto Agroecologia para gente que cresce, que tem como objetivo difundir conceitos de práticas agroecológicas entre o público infanto-juvenil. 

João das Alfaces

O filme, com 15 minutos de duração, é baseado no livro de autoria das pesquisadoras Adriana Maria de Aquino e Maria Cristina Prata Neves. A produção conta a história de Seu João, um produtor rural que só planta alfaces e tem muitos prejuízos, por causa das pragas (formigas, pulgões e lagartas) que atacam sua frágil plantação.

João resolve contra-atacar com agrotóxicos, mas, sem nenhum cuidado e proteção, ele acaba adoecendo. Assim, aprende a lição e procura ajuda técnica da Embrapa. Com as instruções corretas, finalmente se livra das pragas e passa a  produzir não só alfaces, mas todos os tipos de hortaliças, frutas e passa a investir até na pecuária. 

Produzido pela Gróia Filmes, o curta envolveu uma equipe de 21 profissionais, entre animadores, modeladores, cenografistas, dubladores, figurinistas, produtores e músicos. Os bonecos foram feitos com massinha de modelar e espuma sobre uma armadura de arame de aço.

Para dar movimento aos personagens, mais de 6 mil fotografias digitais precisaram ser produzidas. Posteriormente, os quadros foram montados em uma película cinematográfica, para dar a impressão de movimento. Esta técnica é conhecida como Stop motion, a mesma utilizada nos filmes "O Estranho Mundo de Jack" (1993), de Tim Burton, "A Fuga das Galinhas" (2000), de Nick Park e Peter Lord,  "A noiva Cadáver" (2005), de Tim Burton e "Wallace e Gromit"  (2005), de Nick Park.

A produção do curta consumiu dez meses, entre o planejamento e a finalização. Somente para os efeitos sonoros, foram mais de mil sons diferentes captados, como água saindo da torneira, canto de passarinhos, motores e chuva.  A música tema do Seu João e a música das Pragas foram compostas com exclusividade para o filme.

Como o filme tem conteúdo educativo, a produção contratou atores profissionais que trabalhassem na área. Todos os que dão voz aos personagens da história são também professores em escolas públicas e particulares da cidade de Juiz de Fora/MG.

O Mulungu e o O Mulungu e seus amigos rizóbiosO Mulungu e o O Mulungu e seus amigos rizóbios são duas cartilhas, escritas especialmente para o público infanto-juvenil, que por meio de  linguagem didática e envolvente, contam a história do menino Pedro e sua amizade com uma árvore da família das Leguminosas, chamada  Mulungu. Juntos, os dois vão explicam às crianças  a sua importância na natureza e a sua relação com outros pequenos seres vivos.

As duas cartilhas foram escritas pela pesquisadora Maria Cristina Prata Neves, da Embrapa Agrobiologia em parceria com Adriana Maria de Aquino, uma das pioneiras na Embrapa na introdução do conceito de comunicação voltada para o público infanto-juvenil.

As cartilhas fazem parte da Série Amiguinhos, composta por cinco publicações. Com uma preocupação de difundir os conceitos da agroecologia também para as crianças portadoras de necessidades especiais, o livro O Mulungu terá uma versão em braile para distribuição em bibliotecas especiais.

Katia Pichelli (MTb 3594 PR), Ana Lucia Ferreira e Kátia MarsicanoContatos:61 3448 4113

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/