24/09/08 |

O Nordeste no IV Ciência para Vida

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Toda diversidade da região Nordeste está representada pelas Unidades da Embrapa na mostra Pesquisa e Conhecimento da Exposição Ciência para a Vida.

A Embrapa Semi-Árido (Petrolina/PE) tem um dos estandes mais visitados pelos estudantes, que se sentem instigados a aprender sobre o controle de moscas-das-frutas. A explicação do controle biológico da praga é feito com uma prática de laboratório com exemplares da mosca-da-fruta em todas as suas fases. Outra tecnologia que faz sucesso entre os estudantes foi trazida pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju/SE). A armadilha Pet, feita com três garrafas plásticas de refrigerante, auxilia no combate ao besouro broca-do-olho, uma das principais pragas da cultura do coqueiro.

Uma maquete de uma mini-fábrica de caju é a tecnologia da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE). Botões apertados pelos visitantes iluminam setores da mini-fábrica e uma explicação em áudio ensina o que cada setor faz. As explicações são feitas em português, inglês, espanhol e francês.

O algodão colorido, tecnologia da Embrapa Algodão (Campina Grande/PB), encanta os visitantes que não conhecem o algodão que já nasce colorido. Camisetas, bonecas e plumas estão em exposição.

A Embrapa Caprinos (Sobral-CE) apresenta um sistema de gerenciamento online que permite a criadores de cabras e ovelhas receber, em suas propriedades, informações confiáveis, que podem ser utilizadas na  seleção de seus animais. A iniciativa faz parte do Programa de Melhoramento Genético de Caprinos e Ovinos de Corte (Genecoc), um serviço de assessoria genética que ajuda a melhorar a qualidade dos rebanhos brasileiros.

A Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas/BA) trouxe a Banana Princesa, resistente a pragas e doenças e com um sabor bastante parecido com o da banana-maçã. Cachos da banana, mudas e rizóbios podem ser vistos no estande.

O feijão BRS Xiquexique é a estrela da Embrapa Meio-Norte (Teresina/PI). Mostruários do feijão, rico em ferro e zinco - elementos importantes para a nutrição humana, estão no estande.

Texto: Kátia Pichelli (MTb 3594/PR)Colaboração: jornalistas e expositores das Unidades da Região Nordeste

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/