24/09/08 |

Viola caipira emociona visitantes

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O burburinho das pessoas que aguardavam o início do show da Orquestra Paulistana de Viola Caipira foi silenciado por uma emocionante execução do Hino Nacional Brasileiro. Em uníssono a platéia se pôs de pé para cantar junto com os doze integrantes do conjunto.

Olhos marejados sendo enxugados disfarçadamente, outros menos tímidos deixavam rolar as lágrimas durante a belíssima interpretação acaipirada da música símbolo da nação. O Show foi a atração musical da noite desta terça-feira( 23) do VI Ciência para a Vida, em Brasília.

Com previsão inicial de uma hora de música, os visitantes da exposição foram presenteados com mais uma hora e meia de apresentação. O Show intitulado "Além da Serra do Mar" representou a cultura da Mata Atlântica, com canções como "Cio da Terra", "Chovendo na Roseira" e "Trenzinho do Caipira". "A viola , depois de atravessar o Atlântico nas caravelas, transpôs  pelos pés dos jesuítas e bandeirantes a grande muralha da Serra do Mar e vem hoje , aqui no cerrado , mostrar a tradição caipira, em sua arte e cultura", disse ao público o maestro Rui Torneze.

"Gosto muito desse tipo de música, e não é pouco. E o show está muito lindo", afirmou entusiasmado José Veloso, que trabalha no Setor Administrativo da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. José Dias, que trabalha no Setor de Transporte da mesma Unidade de pesquisa disse que foi a oportunidade de conhecer a Orquestra que já conhecia pela televisão. "Trouxe minha esposa e estamos muito emocionados. O grupo toca o tipo de música que chamo de autêntica, da terra".

Formada em 1997, por iniciativa do maestro Torneze, que também rege o grupo, a Orquestra Paulistana de Viola Caipira é composta por violas de 10 cordas, "o primeiro instrumento musical europeu a chegar no Brasil, trazido pelas mãos dos  Jesuítas", segundo o Maestro. Seus músicos são provenientes do Centro de Educação Musical Tom Jobim, da Secretaria de Estado de Cultura de São Paulo e do Instituto São Gonçalo de Estudos Caipiras, sede da Orquestra.

Nesta quarta-feira, 24, a noite fica por conta do cantor e compositor Renato Teixeira, representando o Pantanal. O show acontece às 19 horas no Pavilhão de Exposições Ciência para a Vida, com entrada franca.

Rose Azevedo(2978/14/74/DF)Assessoria de Comunicação SocialContatos:(61) 3448 4363

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/