24/09/08 |

Projeto Minibibliotecas está entre os melhores trabalhos no Prêmio VivaLeitura 2008

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O projeto Minibibliotecas da Embrapa acaba de ser confirmado entre os trabalhos selecionados ao Prêmio VivaLeitura 2008. Foram quase duas mil inscrições, enviadas de todas as regiões do Brasil, com propostas de iniciativas voltadas ao estímulo da leitura e à formação de novos leitores.

Na quarta-feira(1), serão anunciadas as cinco  melhores ações de cada uma das categorias: Bibibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias; Escolas Públicas e Privadas e ONGs, pessoas físicas, universidades/faculdades e instituições socais. Para a escolha dos melhores, a comissão julgadora considera originalidade do trabalho, o impacto na construção da cidadania, os recursos utilizados, a pertinência e a abrangência da ação na comunidade. O vencedores receberão um prêmio no valor de R$ 30 mil. O Prêmio Viva Leitura é uma iniciativa dos ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (Minc) e da Organização dos  Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). A realização e o patrocínio são da Fundação Santillana, com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). 

Conhecimento científico em prol da cidadania

O projeto Minibibliotecas do Semi-Árido foi criado em 2003 pela Embrapa Informação Tecnológica, que o propôs entre as estratégias do Fome Zero, do Governo Federal.

O objetivo era oferecer informações e tecnologias de baixo custo, geradas ou adaptadas pela Embrapa, para o agricultor familiar e à juventude rural.

O projeto compreende a elaboração e distribuição de produtos de informação, relacionadas à produção agropecuária e de alimentos de qualidade, respeitando a realidade das comunidades rurais nas diversas regiões. Cada Minibiblioteca é composta por 108 títulos de publicações impressas, 40 títulos do programa de rádio Prosa Rural e 38 títulos de vídeos do programa ‘Dia de Campo na TV', editados pela Embrapa Informação Tecnológica.

Cada escola beneficiada com o projeto, como contrapartida, realiza capacitações com os professores, destinadas a orientar sobre o uso das Minibibliotecas, além de aulas interativas e ações de mobilização com a participação de alunos e da comunidade local para projetos de interesse comum. Anualmente, são organizados Concursos de Redação, promovidos pela Embrapa Informação Tecnológica.

 Graças à parceria e apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), até o final de 2008 terão sido atendidas pelo projeto mais de 1.200 municípios brasileiros de todas as regiões do País. Em 2008, a  iniciativa foi premiada no 12º Concurso de Inovação na Gestão Pública, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

   Kátia Marsicano – 03645 MTb JPEmbrapa Informação Tecnológica – Brasília – DFContatos:(61) 3448 4590

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/