24/09/08 |

Mostra "O Presente do Futuro"

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Uma das grandes atrações do VI Ciência para a Vida é a mostra "O Presente do Futuro" que, de forma lúdica e interativa e contando a história passada e presente da Embrapa, antecipa os cenários e desafios futuros que já se apresentam hoje à pesquisa agropecuária brasileira.

A mostra é uma criação de Marcello Dantas, autor de várias mostras nacionais e internacionais famosas como "Museu da Língua Portuguesa" e "50 anos da Bossa Nova", em São Paulo.

Segundo criador da mostra, o desafio foi juntar projetos de pesquisa atuais e em desenvolvimento com o que ainda há por vir, o que foi, para ele, uma experiência fascinante. "Misturamos o real e o virtual para colocar o futuro diante de cada visitante.

O resultado do trabalho não poderia ser mais recompensador. A idéia era transformar um conteúdo denso, sofisticado, científico de maneira lúdica em um conhecimento acessível a todos os públicos. As pessoas se entretêm, embarcam na viagem e se impressionam. O diferencial é que elas percebem como a pesquisa pode transformar as nossas vidas", avalia Marcello Dantas.

As marcas principais da mostra são a tecnologia de ponta e muita interatividade, que levam para um futuro em processo de descoberta, rico em novas idéias e pleno de desafios. É que o projeto futurista, além demostrar os resultados das pesquisas obtidos ao longo do tempo, aborda as questões a serem respondidas pela ciência em futuro muito, muito, próximo. Entre elas, as transformações climáticas, o uso da água e apreocupação com o desenvolvimento sustentável do planeta.

Para fazer o visitante mergulhar nesse clima em que passado, presente e futuro são parte indissociáveis da nossa realidade, a mostra tem vários ambientes em que se tem a experiência de vivenciar a pesquisaagropecuária.

A entrada traz a "Linha do Tempo" , um túnel que mostra a história dos 35 anos da Empresa divididas por décadas e por meio dos principais resultados das pesquisas e seus resultados e impactos para a sociedade.

Após a passagem pelo túnel do tempo, há vitrines laterais com evidências físicas dos resultados das pesquisas: modelo digital de exploração digital moderada; sistema de germinação de hortaliças sob alta temperatura; porco light MS 115; algodão colorido; clonagem bovina, que traz ao vivo a Lenda da Embrapa; grãos para biodiesel; bioinseticidas;feijão transgênico; criação de abelhas indígenas sem ferrão; vinho Lorena Ativa; arroz vermelho e o corante natural de caju.

Logo depois, painéis apresentam a preocupação com o meio ambiente (ar, água e terra) e dão explicações sobre controle da biodiversidade; manejo dos recursosnaturais; ordenamento, monitoramento e gestão; produção em áreas alteradas; valoração e valorização; pilares de sustentabilidade e os grandes biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrados, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.

Ao centro, há um grande jardim de cinco grandes ilhas temáticas - alimentos, homem, energia, fibras e água – composto também por plantas de tamanhos diferentes e animais, representando os grandes desafios parao futuro da pesquisa agropecuária brasileira. A água, essencial para a humanidade, é o ponto central da mostra.

Essa espécie de "fonte" cai sobre uma bandeja gigante que encaminha a água ao céu. E, por falar nele, ao olhar para cima, no teto, uma grande projeção apresenta, de forma majestosa, o maior dos desafios: as mudanças climáticas. Nuvens, tempestades, chuvas, sol, poluição atmosférica, estrelas. Um céu em constante mutação, criando uma atmosfera de instigação e imprevisibilidade.

Ao sair do jardim central e fechando a visita, o público entra no salão de grandes decisões, onde participa de um jogo, o Quiz Game, no qual poderão refletir sobre os desafios da pesquisa a partir dos temas tratados durante a mostra e conhecer as possíveis soluções.

Primeiramente, um telão dá explicações resumidas sobre transgenia, desmatamento na Amazônia e irrigação. Segue perguntas que sondam opiniãodas pessoas sobre essas questões. Elas respondem com sim ou não por meio de controle remoto instalado nas poltronas do auditório.

O resultado é dado em dez segundos e são avaliados os pontos contra e a favor a respeito do resultado. O jogo é feito de 30 em 30 minutos e tem agradado, sobretudo a criançada, os adolescentes e os jovens.

"Eles participam, torcem para que sua opinião seja vencedora. Acredito que o que mais os atraem é a linguagem acessível e o caráter divertido,inteligente e conscientizador da brincadeira", diz Diego de Leon, ator contratado para apresentar o jogo e mediar a interação.

Flávia Bessa MTb 4469/DFContatos:flávia.bessa@embrapa.brContatos: 61 3448 4568

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/