25/09/08 |

Região Sudeste traz novidades para o campo e a cidade

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Um dos grandes sucessos da mostra Pesquisa e Conhecimento da Exposição Ciência para a Vida veio da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro/RJ). A Telinha do Consumidor é um totem onde basta um toque na tela para ter acesso às principais informações quando o assunto é alimento: propriedades nutricionais, recomendações, restrições, critérios de escolha, dicas de armazenamento e preparo. São 150 produtos, entre frutas, legumes, verduras e condimentos, disponíveis para consulta imediata. Informação de fácil acesso garantida!

A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP) trouxe um protótipo de motor que funciona com qualquer tipo de combustível renovável, sólido, líquido ou gasoso, inclusive energia solar. A intenção é desenvolver o produto para uso em pequenas propriedades para diversos usos.

Utensílios simples como um balde, uma mangueira de jardim, guardanapos de papel, detergente, luvas e escova. É o Kit de Ordenha Manual Higiênica que a Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora/MG) trouxe para a exposição. Associado a uma cartilha contendo orientações técnicas a respeito de ordenha manual, o kit está promovendo uma grande revolução na pecuária de leite familiar brasileira.

A Embrapa Agrobiologia (Seropédica/RJ) montou seu estande com cana-de-açúcar para mostrar o inoculante a base de bactérias fixadoras de nitrogênio que, aplicado na cultura, promove o crescimento da planta sem uso de fertilizante nitrogenado.

Como detectar a prenhez em eqüinos e bovinos? A Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos/SP) mostra aos visitantes da exposição um equipamento desenvolvido pela Unidade para auxiliar médicos veterinários neste trabalho. O uso do equipamento apresenta 100% de confiabilidade e reduz o tempo de detecção da prenhez.

Ainda relacionado a bovinos, a Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos/SP) trouxe a tecnologia de uso de fitoterápicos para combate a parasitas. A intenção é minimizar o uso de produtos químicos no controle de parasitas em animais, de modo a diminuir o impacto de resíduos no meio ambiente e nos produtos alimentícios de origem animal, como leite, carne e derivados.

A Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP) tem uma estação com computador onde mostra diversos produtos e bases de dados desenvolvidos pela Unidade.  As Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA), Sistema de Monitoramento Agrometeorológico – Agritempo e Diagnose Virtual são alguns dos sistemas apresentados.

Espigas de milho de novas cultivares lançadas na solenidade de abertura da exposição e mostruários com a lagarta-do-cartucho. Assim é o estande da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG). A intenção é mostrar o combate à praga por meio de controle biológico com Baculovírus.

Mapas e imagens de satélite de como estava a cobertura do solo no nordeste do Estado de São Paulo em 1988 e depois em 2003. A Embrapa Monitoramento por Satélite (Campinas/SP) trouxe esta dinâmica para mostrar a importância deste tipo de  acompanhamento para planejamento tomada de decisão.

A Embrapa Solos (Rio de Janeiro/RJ) também trouxe o dendê para a exposição. O projeto de zoneamento agroecológico desta palmeira tem por objetivo subsidiar a implementação de políticas públicas de recuperação de áreas desmatadas. A escolha do dendê deve-se ao seu alto potencial de produção de combustível, à possibilidade de fixação de mão-de-obra no campo e aos impactos positivos da cultura ao meio ambiente.

Katia Pichelli (MTb 3594 PR)Colaboração: jornalistas e expositores das Unidades da Região SudesteContatos:61 34484113

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/