25/09/08 |

Inovar para sobreviver

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"A inovação é o que faz a diferença entre o líder e o seguidor." Citando as palavras de Steve Jobs, presidente da gigante norte-americana do setor de informática Apple, o vice-presidente de marketing da Waters Corporation, Rohit Khanna, destacou a importância da inovação no trabalho de instituições como a Embrapa.

Khanna proferiu a palestra Innovation: a Case Study in the Analytical Instrumentation Industry (Inovação: um estudo de caso na indústria de instrumentação analítica), no início da tarde de quinta-feira ( 25), no Auditório Irineu Cabral, na Sede da Embrapa, em Brasília, como parte da programação do I Simpósio sobre Inovação e Criatividade Científica na Embrapa.

Logo no início de sua apresentação, o palestrante ressaltou as semelhanças entre as missões da Embrapa e da Waters. "Ambas buscam soluções inovadoras para os clientes, baseadas em parcerias bem fundamentadas", explicou Khanna, completando que espera ver um dia a Embrapa ganhar um Prêmio Nobel por suas tecnologias.

O vice-presidente de marketing da Waters falou em seguida sobre o conceito de inovação. "Mais importante do que ser uma novidade, é que a tecnologia tenha um impacto, provoque uma mudança positiva de comportamentos e de valores", disse. Khanna apresentou então o conceito de disruptive innovation, "quando a inovação tem valor suficiente para fazem com que as pessoas mudem o seu modo de vida".

Na opinião do vice-presidente de marketing da Waters, para entender o que é inovação, é preciso antes de mais nada entender o cliente. "A inovação por si só tem pouco impacto, mas os produtos ‘disruptivos' mudam comportamentos." Como exemplo desse tipo de produto, ele citou o Ipod, da Apple, que "modificou inclusive a forma de se produzir, ouvir e compartilhar músicas e vídeos".

A Waters Corporation é uma empresa norte-americana com sede em Milford, Massachusetts. A corporação completou 50 anos na semana passada e atualmente conta com cerca de 5 mil empregados, mais da metade deles realizando trabalhos de campo. "Isso significa que 50% dos nossos funcionários trabalham dentro dos laboratórios dos clientes para entender a fundo a cultura de cada um deles". A empresa projeta, fabrica e vende serviços nas áreas de química, informática, ciência e espectografia de massas.

O I Simpósio sobre Inovação e Criatividade Científica na Embrapa termina amanhã, com uma palestra do sociólogo italiano Domenico De Masi, autor de livros como O Ócio Criativo, A Emoção e a Regra e O Futuro do Trabalho. Intitulada "Creatività individuale, creatività di gruppo", a palestra de De Masi será realizada a partir das 16h30.

Eduardo Pinho Mtb/GO - 1093Assessoria de Comunicação SocialContatos:61 34484015

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
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