25/09/08 |

Ministro visita Ciência para a Vida e aprova sabor da nova cultivar de banana

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

"Boa, acho que vai fazer sucesso". A opinião do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, ao degustar - diante de câmeras de tevês - a nova banana da Embrapa é compartilhada pela maioria daqueles que provam a BRS Conquista. A variedade desenvolvida pela Embrapa Amazônia Ocidental em parceria com a Embrapa Transferência de Tecnologia vai estar nos mercados somente no próximo ano, mas pode ser conhecida pelo consumidor na mostra O Presente do Futuro, na VI Edição da Exposição Ciência para a Vida, visitada pelo ministro nesta quinta-feira( 25).

A primeira cultivar de banana a receber o certificado de proteção no Brasil que chamou a atenção do ministro atrai fruticultores locais e internacionais por ser resistente à sigatoka negra, doença que há décadas arrasa plantações e o bolso do bananicultor do mundo todo.

"Ligeiramente ácida no final", observou  Stephanes ao provar a BRS Conquista, cuja coloração também foi elogiada à supervisora de mudas da Embrapa Transferência de Tecnologia, Soraya Barrios (foto), que lhe apresentou a novidade. A visita do ministro ao Ciência para a Vida foi acompanhada pelo diretor presidente Silvio Crestana e teve início pela Vitrine de Tecnologia, uma mostra viva de cerca de 400 tecnologias  desenvolvidas por pesquisadores da Embrapa.

Na Vitrine, receberam atenção especial do ministro o sistema de propagação rápida de manivas de mandioca, da Embrapa Mandioca e Fruticultura, destinado à agricultura familiar; os bovinos clonados, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, e a cama sobreposta de suínos que, na exposição, abriga os porcos com menor teor de gordura, ambas tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Suínos e Aves. Só de escolas a organização da Vitrine espera receber 30 mil estudantes até o final do evento.

"Tudo isso vai ficar na cabeça dos jovens, que no futuro poderão optar por ser pesquisadores", avaliou Stephanes após visitar a exposição O presente do Futuro. No espaço de mil e 600 metros quadrados planejado por Marcello Dantas estão tecnologias de ponta expostas de forma a possibilitar a interatividade e atrair especialmente crianças e adolescentes.

Serviço :

Vitrine de Tecnologias da Embrapa

Horário de visitação: das 9 às 18 horas até o dia 30 de setembro de 2008.

Local: Sede da Embrapa, final da Av. W3 Norte, s/n.

 

VI Exposição de Tecnologia Agropecuária – Ciência para a Vida

A exposição Ciência para Vida está instalada na Sede da Embrapa, localizada no final da W3 Norte. O evento é aberto ao público até 28 de setembro. A íntegra da programação pode ser acessada no site da Empresa: www.embrapa.br

Valéria Costa – MTb. 15533/59/32 – SP

Embrapa Transferência de Tecnologia

Contato: 61 3448.4510 valeria.costa@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/