01/10/08 |

Bebida à base de caju e acerola repõe sais minerais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Dia de Campo na TV apresenta esta semana a  "Bebida para hidratação e reposição de sais minerais".  O programa será exibido sexta-feira, 3 de outubro, pelo Canal Rural (NET/SKY) a partir das 9h, com reapresentação no domingo (5),  às 8h pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica).  A produção é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF), em parceria com a Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro - RJ), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A bebida para hidratação e reposição de sais minerais será muito útil para esportistas e trabalhadores que realizam grande esforço físico e, conseqüentemente, suam bastante. A bebida à base de frutas (caju e acerola) foi desenvolvida pela Embrapa Agroindústria de Alimentos.

É produto de pesquisas utilizando a tecnologia de separação por membranas, especificamente, a microfiltração. Esta é uma tecnologia limpa de processamento de alimentos, que preserva o sabor e as características nutricionais das matérias-primas e poupa energia, por ser conduzida à temperatura ambiente.

Fonte de vitamina C

Além de fornecer os sais e carboidratos necessários à hidratação de praticantes de atividades físicas intensas, o repositor é fonte de vitamina C e apresenta teores deste nutriente da ordem de 300 mg/100g. A formulação foi definida com base em testes sensoriais e nos padrões recomendados pela literatura especializada para repositores hidroeletrolíticos.

A microfiltração, um dos processos de separação por membranas, também contribui para a conservação dos produtos: as enzimas e microrganismos responsáveis pela degradação dos alimentos são retidos, propiciando maior vida de prateleira aos produtos.

O produto é mais uma opção de negócio para os produtores de caju e de acerola e para os empreendedores da área de bebidas, num dos segmentos do mercado de bebidas não-alcoólicas que mais tem crescido: foi de 23% a evolução do consumo de isotônicos de 2005, quando foram consumidos 41,2 milhões de litros, para 2006, ano em que foram consumidos 50,8 milhões de litros, segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, FIPE.

O Dia de Campo na TV também apresenta outros assuntos nos quadros que estrearam este ano: Falando Sobre, Na Prática, Terra Saudável, Conhecendo a Embrapa, Sempre em Dia e Perguntas & Respostas.

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são respondidas, ao vivo, por especialistas. Os telespectadores podem fazer perguntas, durante o programa, pelo telefone 0800 648 1140 (ligação gratuita de qualquer telefone) ou pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br

Como sintonizar o programa:

Antena parabólica doméstica (Banda L, Freqüência 1220 Mhz); Recepção multiaberta (Banda C, Transponder 6A2, Polarização Horizontal, Freqüência 3930 Mhz). Pelo Canal Rural – NET, SKY e parabólica (Transponder 12A2, Polarização Horizontal, Freqüência 4171 Mhz).

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD ou VHS que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 / 3448-4236, ou pela Livraria Virtual – www.sct.embrapa.br/liv/

Mais informações:

Embrapa Agroindústria de AlimentosJoão Eugênio (Mtb 19276)Contatos: (21) 3622-9737Soraya Pereira(MTb 26165/SP)(21) 36229600

Embrapa Informação TecnológicaJorge Macau (978/04/98/MA)Contatos: (61) 3448-4590 macau@sct.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/