06/10/08 |

Estudantes de Planaltina vencem concurso de desenho sobre o Cerrado

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Três estudantes da Escola Fundamental Pipiripau II, de Planaltina – DF, foram os vencedores do concurso de desenho do IX Simpósio Nacional sobre o Cerrado e II Simpósio Internacional sobre Savanas Tropicais, organizados pela Embrapa Cerrados (Planaltina – DF).

O concurso de desenho, destinado a estudantes do ensino fundamental de todo o país, teve a participação de 332 estudantes. As crianças soltaram a imaginação para ilustrar o tema "Como aliar preservação ambiental e desenvolvimento agropecuário no Cerrado?".

A comissão organizadora do concurso selecionou seis desenhos entre os mais de trezentos enviados para a escolha final. Coube aos empregados da Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa votar nos três melhores. Todos os desenhos enviados irão constar no CD-Rom dos Simpósios.

O primeiro lugar, Vinícius Lima, 13 anos, estudante do sétimo ano, conseguiu representar no desenho a disputa entre o agronegócio e a natureza. A segunda colocada Fernanda Santos Lima, 15 anos, aluna do sétimo ano, ilustrou o desafio de equilibrar recursos naturais e agronegócio com um quebra-cabeça. A terceira vencedora, Gessica da Silva Lemos, 14 anos, também aluna do sétimo ano, conseguiu combinar bem as cores e fez um desenho bastante criativo ilustrando a fauna e a flora do Cerrado.

Emocionada, a professora de história e educação ambiental Eliete Vaz Borges Portilho, responsável pela atividade realizada em sala de aula para incentivar a participação dos alunos no concurso, comentou que recorreu ao sítio da Embrapa na Internet para buscar informações sobre o Cerrado que facilitassem a produção de desenhos contextualizados. A escola não possui telefone, dispõe de poucos livros e falta material didático com enfoque no Cerrado.

"Mesmo com a bagagem de conteúdo, os alunos achavam que estavam se iludindo a toa com a possibilidade de vencer um concurso nacional. Mas veja como Deus é bom, os dois primeiros lugares tiveram a casa destruída por uma queimada acidental recentemente", salientou Eliete, professora do magistério público há 24 anos.

Quase todos os alunos da Escola Pipiripau II, localizada a 5 km da Estação Ecológica Águas Emendadas, são moradores de assentamentos. "São filhos de pequenos produtores, de assentamentos em áreas desmatadas, onde predomina o brachiarão", comenta Eliete. A necessidade de preservar o meio ambiente, e produzir alimentos com sustentabilidade, é sempre comentada nas aulas da professora. "Temos esta tradição na escola", ressalta.

A professora Eliete desenvolve com os estudantes do Núcleo Rural Pipiripau atividades de mapeamento das espécies do Cerrado e utiliza fotografias para produzir desenhos científicos. Quando tomou conhecimento do concurso de desenho, Eliete destaca que procurou despertar a criatividade dos alunos nas aulas de arte. "Foi utilizada a imaginação, sem ver nada, com base no conteúdo das nossas aulas de educação ambiental".

Os vencedores dos concursos de desenho e redação serão premiados na abertura dos Simpósios. A solenidade de abertura será no dia 12 de outubro às 19h30 no ParlaMundi, em Brasília (DF).

 

 Serviço:

O que: IX Simpósio Nacional sobre o Cerrado e II Simpósio Internacional sobre Savanas Tropicais 

Quando: 12 a 17 de outubro 

Onde: ParlaMundi, Brasília – DF 

Mais informações: http://simposio.cpac.embrapa.br

 

 Gustavo Porpino de Araújo (RN648 JP)Embrapa Cerrados Contatos: (61) 3388 9945 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/