07/10/08 |

Pesquisa de opinião avalia uva sem sementes

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Para saber qual é a opinião de seus clientes sobre os produtos que ela oferece aos produtores, a Embrapa Transferência de Tecnologia por meio de seu Escritório de Negócios de Campinas em São Paulo, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, está enviando à produtores e viveiristas que adquiriram as primeiras gemas de uvas sem sementes, uma pesquisa de opinião.

Trata-se de uma iniciativa para abrir um canal de comunicação com os usuários de nossas tecnologias, explica Edison Antonio Bolson, gerente do Escritório de Negócios de Campinas. "Queremos melhorar nosso serviço de atendimento ao cliente e ajudar a área de pesquisa da empresa com informações importantes das tendências do mercado que podem nortear o processo de desenvolvimento de novos produtos", conclui Edison. 

Há 4 anos a Embrapa desenvolve ações de transferência de tecnologia para as cultivares de uva BRS Clara, BRS Morena e BRS Linda, lançadas/melhoradas pela Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS).

De 2004 a 2007 a Embrapa comercializou as gemas destas cultivares de videira através de seu site www.campinas.snt.embrapa.br. Os primeiros produtores que adquiriram estas gemas já estão colhendo seus frutos, por isso, a Embrapa está fazendo esta pesquisa.

Algumas perguntas são direcionadas para saber quais são as principais características http://www.campinas.snt.embrapa.br. agronômicas que são consideradas pelo produtor na escolha das cultivares, como: sabor, doçura, cor, tamanho da baga e do cacho dados importantes para os pesquisadores da área de melhoramento genético.

A empresa quer saber também: quais as cultivares de videira que mais interessam aos produtores; quem são seus principais fornecedores; quais são as cultivares de videira plantadas em suas propriedades; qual é a origem do material propagativo de suas parreiras, entre outras questões.

Na segunda parte do questionário, o produtor vai responder sobre o desenvolvimento das plantas; qual a área plantada na propriedade; a incidência de doenças e as perspectivas futuras para aumento de sua videira.

Outro grupo de perguntas do questionário diz respeito à satisfação dos clientes quanto à forma de comercialização das gemas (via internet), ao atendimento e à comunicação que envolveu o produto.

Por último a pesquisa de opinião aborda questões mercadológicas sobre as novas variedades de uvas sem sementes como a existência de identificação da cultivar na embalagem de venda e na gôndola, a satisfação com os preços obtidos no mercado, o nível de adoção da tecnologia , a aceitação do consumidor e o destino de sua produção.

Com esse raio-x sobre os caminhos que as novas cultivares estão trilhando, a Embrapa pode melhorar tanto a qualidade de seu produto, desenvolvendo cultivares  mais adequadas ao segmento da vitivinicultura brasileira, quanto o atendimento a seus clientes.

Vera Scholze Borges MTb 72462Embrapa Transferência de TecnologiaEscritório de Negócios de Campinas Informações:Contatos: (19) 3749-8888

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/