08/10/08 |

Tocantins começa a implantar barraginhas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A cidade de Conceição do Tocantins, que fica na região Sudeste deste estado, terá nesta quinta-feira ( 9) , um dia de campo sobre a tecnologia das barraginhas. O município fica numa área seca, caracterizada por ser quilombola (originária de quilombos dos escravos negros) e que faz divisa com os estados da Bahia, de Goiás e é próxima também a Minas Gerais.

De acordo com Luciano Cordoval de Barros, engenheiro agrônomo da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) e coordenador dos trabalhos com barraginhas, no último mês de junho aconteceu em Palmas, capital tocantinense, a parte teórica da expansão da tecnologia naquele estado. "Foi durante um encontro de lideranças de agricultores familiares, no qual estavam presentes 320 líderes de comunidades", conta.

Agora chegou a hora da parte prática, quando pretende-se construir duas barraginhas simbólicas, incentivando a construção de 1000 barraginhas no estado, que é a meta segundo Luciano. "Esperamos que seja o início de milhares de outras barraginhas e outras iniciativas semelhantes", afirma, esperançoso, o engenheiro.

O trabalho com o estado de Tocantins começou em maio deste ano, quando representantes da Ruraltins (Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins) visitaram, em Sete Lagoas, o Projeto Paiol, espécie de vitrine permanente da tecnologia das barraginhas. É neste local que, geralmente, Luciano começa o trabalho de expansão das barraginhas. No projeto é possível ver, na prática, os benefícios da tecnologia e os visitantes costumam ficar animados em espalhar as barraginhas em suas regiões de origem.

E Tocantins é mais uma região que começa a implantar o sistema de barraginhas, de fácil e barata construção e que vem beneficiando comunidades que convivem com a seca em diferentes estados brasileiros.

O objetivo é ajudar a água da chuva a infiltrar mais facilmente no solo, recarregando o lençol freático e diminuindo os riscos de erosões e voçorocas. Ou seja, de forma bastante prática: é refazer o percurso natural da água da chuva, evitando que ela cause danos às vezes irreparáveis à natureza.

São parceiros neste trabalho o governo do estado de Tocantins, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Ruraltins, associações quilombolas da região e a iniciativa privada. A expectativa é de que mais de 500 pessoas participem do dia de campo.

SERVIÇO

Dia de campo sobre barraginhas

Data: 9 de outubro de 2008

Horário: 8:30h

Local: Fazenda Água Branca, município de Conceição do Tocantins

Clenio Araujo MG 06279 JPEmbrapa Milho e SorgoContatos: clenio@cnpms.embrapa.br / (31) 3027-1272 / (31) 9974-3282

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/