08/10/08 |

Dia de Campo na TV mostra fenação a partir de forrageiras

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O tema do Dia de Campo na TV desta semana é  "Forrageiras Alternativas para Feno".  O programa será exibido sexta-feira, 10 de outubro, pelo Canal Rural (NET/SKY) a partir das 9h, com reapresentação no domingo (12),  às 8h pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica).  A produção é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF), em parceria com a Embrapa Pantanal (Corumbá - MS), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A produção de feno a partir de forrageiras alternativas faz parte de um projeto desenvolvido pela Embrapa Pantanal, com apoio da Petrobras, que estruturou assentamentos da região de Corumbá (MS) para produzir a suplementação alimentar para o gado no período de seca.

O pesquisador Frederico Lisita será entrevistado no programa. Ele coordena o projeto desde 2007 e já implantou nove secadores solares em assentamentos. Ele conduziu dias de campo nesses assentamentos para transferir a tecnologia e a instalação de unidades de observação.

De uma forma bastante ilustrativa, o zootecnista recorre à fábula "A cigarra e a formiga" para mostrar aos pequenos produtores a importância de estocar alimentos para o gado no inverno.

Frederico indica várias alternativas de alimentação, mas destaca os resultados do feno, uma opção mais barata e que aproveita recursos forrageiros disponíveis na região, como a bocaiúva, o algodão de seda, a mandioca, o capim elefante, a leucena e outras.

Segundo Frederico, a fenação é o processo de triturar e desidratar as forrageiras sob ação do sol e do vento para conservá-las e servir aos animais durante a estiagem.

O projeto também garantiu a instalação de trituradores de forragens e a construção de secadores solares (semelhantes a terreiros de café) para grupos de produtores. Toda essa estrutura tem uso coletivo e os produtores ajudaram na instalação e na manutenção do equipamento.  Nos dias de campo, Frederico demonstrou na prática como as forrageiras devem ser cortadas, trituradas e secadas. A cada duas ou três horas, o material deve ser revolvido para que a secagem ocorra por igual.

O Dia de Campo na TV também apresenta outros assuntos nos quadros que estrearam este ano: Falando Sobre, Na Prática, Terra Saudável, Conhecendo a Embrapa, Sempre em Dia e Perguntas & Respostas.

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são respondidas, ao vivo, por especialistas. Os telespectadores podem fazer perguntas, durante o programa, pelo telefone 0800 648 1140 (ligação gratuita de qualquer telefone) ou pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br

Como sintonizar o programa:

Antena parabólica doméstica (Banda L, Freqüência 1220 Mhz); Recepção multiaberta (Banda C, Transponder 6A2, Polarização Horizontal, Freqüência 3930 Mhz). Pelo Canal Rural – NET, SKY e parabólica (Transponder 12A2, Polarização Horizontal, Freqüência 4171 Mhz).

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD ou VHS que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 / 3448-4236, ou pela Livraria Virtual – www.sct.embrapa.br/liv/

Mais informações:

Embrapa Pantanalwww.cpap.embrapa.brJornalista: Ana Maio (MTb: 21.928)Telefone: (67) 3233-2430 ramal 235E-mail: anamaio@cpap.embrapa.br

Embrapa Informação Tecnológicawww.sct.embrapa.brJornalista: Jorge Macau (978/04/98/MA)Telefone: (61) 3448-4590E-mail: macau@sct.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/