09/10/08 |

Tecnologias em Congresso de Fruticultura em Vitória

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O doce sabor do abacaxi BRS Ajubá e a banana resistente a sigatoka negra BRS Conquista, são algumas das tecnologias desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que serão apresentadas no XX Congresso Brasileiro de Fruticultura. O evento tem início no domingo( 12) e vai até sexta-feira (17) , no Centro de Convenções de Vitória, no Espírito Santo.

A Embrapa Transferência de Tecnologia coordena a participação da Empresa no evento e apresentará ao público do Congresso as principais novidades da pesquisa agropecuária para o segmento. Os congressistas terão a oportunidade de conhecer as novas variedades de abacaxi e de banana desenvolvidas pela Empresa e que vão estar disponíveis nos mercados somente no próximo ano, mas já prometem boa aceitação junto ao consumidor.

A BRS Ajubá, desenvolvida pela Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, é recomendada para consumo /in natura/ e para a indústria. O híbrido adaptado ao clima temperado do sul do país tem outra grande característica agronômica de destaque: a resistência à fusariose, principal doença da cultura.

Banana

Já a nova banana selecionada pela Embrapa Amazônia Ocidental na área experimental da Unidade de Manaus, mas testada e aprovada nacionalmente, é outra atração em exposição no estande da Embrapa no congresso. Além de apresentar resistência à sigatoka negra, que arrasa culturas no mundo todo, a variedade também resiste à sigatoka amarela e ao mal do Panamá. Com sabor e aroma diferenciados, a variedade é a primeira banana a receber o certificado de proteção o Brasil e a associar resistência a doenças a qualidades sensoriais.

Os híbridos de maracujazeiro-azedo BRS Gigante Amarelo, BRS Sol do Cerrado e BRS Ouro Vermelho que beneficiarão toda cadeia produtiva do maracujá e foram lançados em maio pela Embrapa Cerrados também poderão ser vistos durante o evento. Além de maior quantidade de vitamina C nos frutos e bom rendimento da polpa, os híbridos contribuem para a racionalização do uso de defensivos agrícolas e o aumento de produtividade.

O estande da Embrapa vai expor as variedades de amora e pêssego da Embrapa Clima Temperado, e as uvas sem sementes desenvolvidas pela Embrapa Uva e Vinho,assim como as cultivares para suco e vinho que serão oferecidos para degustação. Mudas da banana BRS Princesa resultante de pesquisas da Embrapa Mandioca e Fruticultura com a Embrapa Tabuleiros Costeiros também estarão em exposição.

Palestra

O XX Congresso Brasileiro de Fruticultura é o principal fórum de intercâmbio técnico-científico dos agentes das diversas cadeias produtivas de frutas. Segundo a organização do evento, a programação apresenta como diferencial a participação de empresários, além de um dia especial para os produtores rurais.

A Embrapa participa da programação técnica científica a partir de palestras como aquela que será ministrada por pesquisador da Embrapa Transferência de Tecnologia, Rozalvo Andrigueto. O painel 7, denominado Qualidade da fruta brasileira – produção integrada no Brasil foi marcado para ter início às 8 horas do dia 16 de outubro e contará com a palestra /Situação Atual e Perspectiva da Produção Integrada na Comunidade Européia/ a ser desenvolvida pelo pesquisador.

Andrigueto apresentará os resultados e conclusões de pesquisas feitas em países como Espanha, França, Itália e Portugal, onde a segurança dos alimentos e a preservação do meio ambiente têm destaque junto aos consumidores. O pesquisador acredita que os conhecimentos acumulados pelos europeus na produção integrada podem ser úteis ao sistema agropecuário brasileiro.

O painel 3 contará, na manhã de terça-feira ( 14) com a palestra /Marcha de Absorção de Nutrientes/, do pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, Maurício Antonio Coelho Filho. Já o painel 5, que tratará do tema frutas exóticas, terá palestra /Frutas Nativas da Amazônia/ com a pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental, Aparecida das Graças Claret de Souza.

Serviço

XX Congresso Brasileiro de Fruticultura

Data: de 12 a 17 de outubro de 2008

Local: Centro de Convenções – Vitória/Espírito Santo

A programação completa do XX Congresso de Fruticultura - que inclui painéis, palestras, apresentação de trabalhos técnico-científicos, mini-cursos e excursões - está disponível no site: www.incaper.es.gov/congresso_fruticultura <http://www.incaper.es.gov/congresso_fruticultura>. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (27) 3137 – 9887 ou 3380 – 2996.

Jornalista Valéria Costa – Mtb 15533/59/32 – SP

Colaboração Karolline Soares

Embrapa Transferência de Tecnologia

Contato: 61 3448.4510 valeria.costa@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/