23/10/08 |

Festival de Música Coep estimula talento e criatividade

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Utilizar a música como instrumento para despertar o interesse de crianças e jovens por questões sociais, além de estimular o gosto pela arte é uma das estratégias utilizadas pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep).

Com este objetivo, a entidade realiza, nesta sexta-feira (10), o II Festival de Música, coordenado pela Embrapa Acre, Eletronorte, Correios, Caixa Econômica Federal, Escola de Música Nicke e outras instituições parceiras que integram a Rede de Mobilização Social no Acre. As atividades têm início a partir das 17h, na Escola Estadual Lindaura Leitão.

Estudantes de escolas da rede pública de ensino fundamental, dos bairros Vitória e Jardim Eldorado (Rio Branco/AC), poderão mostrar talento musical e criatividade a um público diversificado de mais de 200 pessoas. O evento faz parte do projeto "O COEP e a Escola: caminhando juntos na construção da cidadania", iniciativa que desde 2001 vem mobilizando a juventude para o exercício e promoção da cidadania e da solidariedade.

O Coep e a Escola é executado em diversos estados, por meio da realização de atividades sócio-educativas e culturais no ambiente escolar incluindo debates sobre cidadania, concursos diversos e implementação de ações relacionadas à saúde, educação, qualidade de vida e outros temas de interesse coletivo, dirigidas à comunidades em situação de exclusão social. Esta é a segunda vez que o Acre se insere na programação anual do projeto.

A escola como parceira

Com o tema "Oito Jeitos de Mudar o Mundo", o Festival de Música do Coep explora musicalmente os Objetivos para Desenvolvimento do Milênio (ODM´s), estimulando a criatividade no público estudantil. Segundo Pardo, além de incentivar a criação artística, a atividade tem como foco principalmente o aspecto social, promovendo maior interação entre as escolas e as comunidades, contribuindo para estabelecer um clima mais harmonioso e minimizar situações de violência.

As letras das músicas devem estar relacionadas a temas como erradicação da fome e miséria; educação com qualidade para todos; igualdade de gênero; redução da mortalidade infantil; combate a doenças como aids e malária; mais saúde para as gestantes; qualidade de vida e preservação ambiental; e parceria mundial para o desenvolvimento. Este conjunto de ações faz parte do acordo estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 2000, como forma de mudar a realidade mundial e criar melhores condições de vida para as populações.

"Mudar a cultura do individualismo e da indiferença e crescer na coletividade é um grande desafio. Entretanto, ao escolher a escola como parceira, o Coep apostou nesse espaço como local privilegiado para a aquisição de conhecimentos e valores que fundamentam o exercício da cidadania, e no professor como um dos principais agentes de transformação da sociedade", afirma Milcíades Pardo, secretário executivo da entidade no Acre.

Premiação

As músicas apresentadas serão avaliadas por um júri composto por professores de música, língua portuguesa e educação artística de escolas estaduais e escolas de música locais. O primeiro lugar no concurso ganhará como prêmio um DVD e a gravação da música em um CD que reunirá as canções vencedoras do Festival em cada Estado, cujo lançamento acontecerá no mês de novembro, durante a festa comemorativa dos 15 anos de mobilização do Coep, no Rio de Janeiro. A premiação para o segundo e terceiro colocados será um DVD e uma bicicleta.  Além disso, cinco participantes do certame receberão bolsa para a realização de curso de música.

Para Maria de Nazaré Arruda, diretora da Escola Berta Vieira, uma das participantes do Festival, a atividade converge com os objetivos do projeto Musicalidade, desenvolvido com o apoio de diversas instituições, e que vem iniciando alunos desta escola no universo da arte, ensinando música, canto e a tocar instrumentos musicais. "Muitos jovens detém o talento, porém, não encontram as condições necessárias para mostrar. O concurso proporciona oportunidades e valoriza o estudante por meio da música e da cultura", afirma.

O Coep é uma rede de parceiros que agrega esforços de instituições e pessoas na realização de projetos sociais em benefício de comunidades carentes. Cerca de 1.100 organizações entre universidades, órgãos governamentais, entidades de classe e ONGs de todo o País se dedicam ao trabalho voluntariado em prol da causa social. No estado do Acre, as atividades são coordenadas pela Embrapa, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Mais informações:Diva GonçalvesEmbrapa AcreContato: (068) 3212-3272diva@cpafac.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/