13/10/08 |

Integração Lavoura Pecuária Floresta terá capacitação em GO

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de pesquisa Agropecuária (Embrapa) vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo) vão desenvolver uma série de iniciativas com vistas à  capacitação continuada de técnicos da Comigo e de instituições de assistência técnica e extensão rural da região em tecnologias da Embrapa para a implantação do sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

O formato da parceria foi discutido na última semana em Rio Verde/GO, em reunião que contou com a participação de representantes da Cooperativa e de oito centros de pesquisa da Empresa.  A criação de uma Unidade Demonstrativa (UD) e de uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) dariam suporte às ações de capacitação continuada, explica o pesquisador da Embrapa Soja, Lineu Domit, que coordenou a participação da Empresa na reunião.

A UD deverá ser instalada numa área do Centro de Treinamento COMIGO, de aproximadamente 3 mil metros quadrados, em que componentes do sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) poderão ser demonstrados durante a Feira de Tecnologia Rural do Centro Oeste (Tecnoshow-Comigo), realizada anualmente em Rio Verde.

Já a URT, instalada em áreas maiores e representativas da situação de propriedades rurais, tem o objetivo de demonstrar a técnicos e produtores os sistemas de ILPF indicados pela Embrapa. Deste modo, será possível acompanhar a evolução das tecnologias ali utilizadas, conferindo maior agilidade à validação e adoção das tecnologias pelos agricultores.

Grupo gestor

De acordo com o gerente do Escritório de negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia em Goiânia, Sergio Vaz, um grupo gestor foi formado durante a reunião realizada dia 9 último em Rio Verde, e contará com integrantes da Cooperativa e da Embrapa. O objetivo do Grupo é trabalhar no desenvolvimento do projeto que visa em especial a disseminação do sistema ILPF, desenvolvido pela Embrapa em parceria com empresas do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA)

Vaz integra o grupo gestor e lembra que a aproximação com os produtores da região por meio da iniciativa vai permitir que sejam desencadeadas ações de transferência de tecnologia em várias áreas do setor agropecuário.

Para o coordenador do programa de ILPF na Embrapa, Luiz Carlos Balbino, é uma grande oportunidade para disseminar a ILPF que já significou a recuperação de aproximadamente seis milhões de hectares de áreas em degradação, além de promover a sustentabilidade da atividade agropecuária de cerca de 20 mil produtores em várias regiões do Brasil.

 

Valéria Costa – MTb. 15533/59/32 – SPEmbrapa Transferência de TecnologiaContato: 61 3448.4510valeria.costa@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/