13/10/08 |

Dendê na V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM) vai mostrar todo o ciclo de produção das sementes melhoradas de dendê, durante a exposição da V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre de 13 a 17 de outubro na Estação Ciência do Clube do Trabalhador (Sesi), em Manaus. Com o tema "Evolução & Diversidade", a semana presta homenagem aos 150 anos das teorias de Darwin e Wallace.

Realizada em todo o Brasil, a Semana tem por objetivo popularizar a ciência por meio da realização de vários eventos. No Amazonas, conforme a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), haverá 30 municípiosparticipando simultaneamente, sendo 55  estandes à disposição do público, 80 oficinas e aproximadamente 200 palestras.

A Embrapa Amazônia Ocidental desenvolve pesquisas com o dendê há mais de 20 anos e possui uma área de 412 hectares de plantios experimentais, entreensaios de melhoramento genético, manejo de solos, nutrição de plantas e coleção de germoplasma de dendê.

O óleo de dendê disputa o primeiro lugar na produção mundial de ácidos graxos, pois é de ampla utilização, boa qualidade e baixo custo de produção. O Brasil, com grande disponibilidade de área para expansão dacultura no mundo, poderá em longo prazo, desempenhar importante papel no mercado internacional de óleo de dendê, que tem hoje 80% de sua produção concentrada no sudeste asiático (Malásia e Indonésia).

De imediato, o dendê dispõe de mercado interno de mais de 80 milhões de brasileiros de baixo poder aquisitivo, que poderão se beneficiar de umóleo de excelente qualidade. Ele pode ser usado na produção de diversos produtos: sabões e produtos de limpeza, cosméticos, velas, farmacêuticos,plásticos, lubrificantes, diesel, alimentícios (margarinas, biscoitos, gorduras para sorvetes e chocolates, óleo de cozinha, bolachas, misturas para bolos, glacê, macarrão instantâneo, gorduras para frituras, etc.).

Digerido facilmente, livre de colesterol e rico em carotenóide, o óleo de dendê possui propriedades antioxidantes e pode atuar como inibidor docrescimento de câncer, sendo, portanto, uma fonte de vida saudável.

Maria José Tupinambá  MTb/AM 114Embrapa Amazônia Ocidental – Manaus/AMFone (92) 3621-0352 maria@cpaa.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/