13/10/08 |

Embrapa recebe homenagem da Esalq pelos 35 anos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Em cerimônia marcada por discursos emocionados e muitos aplausos, com cerca de 300 convidados, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), representada pelo chefe-geral da Embrapa Instrumentação Agropecuária, Álvaro Macedo, recebeu das mãos do vice-reitor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Franco Maria Lajolo, uma placa em homenagem aos seus 35 anos comemorados em abril.

A solenidade de entrega ocorreu no sábado, 11, na Esalq, em Piracicaba, durante o evento de encerramento da 51ª Semana Luiz de Queiroz, ocasião em que também  foi realizada uma sessão solene comemorativa aos 75 anos da USP e a reunião anual dos ex-alunos da escola.

Entre as autoridades presentes destacaram-se o ex-ministro da Agricultura e atual presidente do Conselho do Agronegócio da Fiesp, Roberto Rodrigues, a reitora da USP, Suely Vilela, e o também ex-ministro da Agricultura e atual vice-presidente de Agronegócio do Banco do Brasil,  Luiz Carlos Guedes Pinto.

A Esalq realiza a cada cinco anos uma reunião para confraternizar e homenagear os  ex-alunos, que, às vezes, cruzam o continente para fazer parte da festa, que já é uma tradição. Este ano, a solenidade contou com a presença de convidados do Japão, Estados Unidos, Uruguai, Bolívia, Rio Grande do Norte.

Além da Embrapa, outras dez instituições e representantes de 14 turmas formadas, de 1938 a 2003, também foram homenageados com medalhas e diplomas. O ex-aluno, formado na turma de 1936, Fernando Penteado Cardoso, lembrou que a Esalq é um templo no qual se  volta de tempos em tempos para obter conhecimento, rever amigos e matar saudades.

Após fazer uma linha do tempo da agricultura, o ex-esalquiano disse que está convencido de que o que está acontecendo na região de Cerrado hoje é o maior espetáculo do mundo. "Eu jamais poderia imaginar durante toda minha vida que uma tecnologia poderia converter um solo pobre em terra fértil", atribuindo a técnica de plantio direto o maior acontecimento da sua carreira.

"Nunca havia conseguido satisfação na carreira até a chegada do plantio direto", disse. Cardoso lembrou Norman Borlaug, agrônomo americano conhecido como pai da Revolução Verde,  para  reforçar a importância da agricultura para o mundo. Em artigo de 2003,  Borlaug comentou que a expansão da agricultura garantiria a sustentabilidade alimentar de 10 bilhões de pessoas.

Joana Silva  Mtb 19554Embrapa Instrumentação AgropecuáriaContatos:(16) 2107 29 27 / 9994 6160

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/