13/10/08 |

Inscrições para Simpósio Brasileiro de Recursos Genéticos estão acabando

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Estão acabando as vagas para participar do II Simpósio Brasileiro de Recursos Genéticos – SBRG, no período de 25 a 28 de novembro, no Hotel Nacional em Brasília, DF.

O evento, que é uma promoção da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia,unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa e da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica – Funcredi, já têm 500 inscritos. Mas ainda há vagas para quem quiser participar sem apresentar trabalhos.

As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de novembro pelo endereço: http://www.sbrg.com.br/. Depois dessa data, só no local do evento. As vagas para os 10 mini-cursos que serão oferecidos durante o simpósio também estão se esgotando, pois 359 pessoas já fizeram suas inscrições.

O II SBRG vai reunir profissionais das áreas de recursos genéticos vegetais, animais e de microrganismos de outras unidades da Embrapa, universidades e instituições de pesquisa públicas e privadas, com o objetivo de discutir a situação atual, os avanços e as perspectivas na conservação e uso de recursos genéticos no país.

As informações sobre recursos genéticos no Brasil estão muito dispersas, já que as atividades são realizadas por profissionais das mais diversas formações, principalmente pela complexidade e multidisciplinaridade do tema. Segundo o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Marcos Gimenes, que também é um dos organizadores do Simpósio, "o evento vai permitir reunir as experiências desses profissionais e promover a formação de parcerias", explica Gimenes.

O Simpósio vai contar com mais de 100 palestrantes que vão se dividir entre workshops, mesas-redondas, além de 10 mini-cursos sobre temas que incomodam a sociedade atual, como recursos genéticos de importância para a agroenergia e para enfrentar as mudanças climáticas. "Pretendemos agregar as experiências regionais dos profissionais que atuam nessa área, trocar informações e, muito provavelmente, consolidar novas parcerias", enfatiza o pesquisador.

A Embrapa e a conservação de recursos genéticos

A Embrapa desenvolve ações de conservação e uso de recursos genéticos vegetais, animais e de microrganismos desde a década de 80 e hoje possui o maior banco genético vegetal do Brasil, com mais de 100 mil amostras de aproximadamente 400 espécies de importância sócio-econômica conservadas a 20ºC abaixo de zero.

A importância desse banco ultrapassou fronteiras e levou à assinatura de um acordo de cooperação, em julho deste ano, entre a Embrapa e o Real Ministério de Agricultura e Alimentação da Noruega que garante o depósito de sementes da Empresa no Banco Global de Sementes de Svalbard, situado na cidade de Longyearbyen.

O envio de amostras para Svalbard é mais uma garantia de segurança, já que o banco nórdico é o mais seguro do mundo em termos físicos e ambientais. Além de estar situado dentro de uma montanha na cidade de Longyearbyen foi construído com total segurança para resistir a catástrofes climáticas (enchentes terremotos, aquecimento gradual, etc.) e até mesmo a uma explosão nuclear.

A Embrapa investe também na preservação de raças de animais domésticos em risco de extinção, cujas características de rusticidade e adaptabilidade podem ser úteis para programas de melhoramento genético e na formação de um banco de microrganismos relevantes para a pesquisa agropecuária.

O II Simpósio Brasileiro de Recursos Genéticos acontece no período de 25 a 28 de novembro, em Brasília.Inscrições e outras informações no site: http://www.cenargen.embrapa.br/SBRG/; pelo e-mail: sbrg@cenargen.embrapa.br ou ainda pelo telefone: (61)3448-4656.

Fernanda Diniz Embrapa Recursos Genéticos e BiotecnologiaContatos: (61) 3448-4769 e 3340-3672fernanda@cenargen.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/