14/10/08 |

Embrapa orienta ações de recuperação de matas ciliares

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A conservação ambiental está diretamente ligada a sustentabilidade ambiental e a Embrapa Clima Temperado, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA),desenvolve algumas ações que contribuem com a sua missão como uma Unidade ecorregional .

Dentre essas ações destaca-se a atividade de reconstituição das matas ciliares , desenvolvida  no município de Canguçu, em parceria com a Escola Municipal São Luis Gonzaga e a União das Associações Comunitárias do Interior de Canguçu (Unaic).  

Matas ciliares são formações vegetais que ocorrem ao redor de corpos de água. O termo refere-se ao fato de que elas são tão importantes para a água, como os cílios são para a proteção dos olhos. São consideradas áreas de preservação permanente devido as diversas funções ambientais que exercem. Este tipo de mata tem características bem específicas, já que deve resistir às épocas de alagamento, por exemplo. Seu papel principal é de conter e purificar a água, mantendo qualidade ambiental.

Na comunidade Passo do Atalho, município de Canguçu (RS), o projeto "Matas Ciliares" está sendo executado pela Escola Municipal São Luis Gonzaga, fazendo com que pais, alunos, professores e comunidade entendam a importância da conservação destas matas e trabalhem em prol disso.

O pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Joel Henrique Cardoso, coordena as ações de recuperação dessa área de mata ciliar. "O processo começou com a construção de uma cerca de isolamento, para que animais e efeitos da natureza não prejudiquem as matas ciliares da área que estamos trabalhando. Agora, num segundo momento, estamos fazendo o plantio das mudas", disse Joel.

Sensibilização

O diretor da escola envolvida no projeto, Sérgio Melo, fala com satisfação das atividades  desenvolvidas em parceria com a Embrapa Clima Temperado e a UNAIC. "Hoje, não estamos plantando apenas mudas, mas esperança. Podemos concluir este trabalho com o esforço e a união da comunidade", disse Melo.

O pesquisador da Embrapa destacou que este trabalho é muito maior do que sensibilizar as crianças sobre a importância da conservação das matas ciliares. A sua importância fundamental consiste em criar uma consciência ambiental nessas crianças e na comunidade que vem participando das atividades, que passam a ser incorporadas na realidade dessas famílias e passam isso adiante "Na natureza, as coisas são equilibradas, a mata ciliar protege a água, que é um bem indispensável para o ser humano e que está cada vez mais escasso na natureza. Logo, se elas não forem preservadas, possivelmente seremos os maiores prejudicados", salienta Joel.

"Queremos sensibilizar outras escolas para fazer o mesmo tipo de projeto. Nesta escola, as atividades serão desenvolvidas até que essa área de mata ciliar esteja totalmente recuperada", concluiu o pesquisador.

Christiane Rodrigues Congro Bertoldi – Mtb-SC 00825/9 Embrapa Clima Temperado Contatos: (53) 3275-8113 - congro@cpact.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/