14/10/08 |

Curso de andrologia tem inscrições até dia 19

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foram prorrogadas para o dia 19 de outubro as inscrições para o XII Curso de Exame Andrológico e Processamento de Sêmen Bovino, promovido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia,  unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica – FUNCREDI, no período de 3 a 8 de novembro, no Campo Experimental Sucupira, em Brasília, DF. Estão sendo oferecidas 12 vagas e os interessados podem obter mais informações e fazer as inscrições pelo endereço: www.cenargen.embrapa.br/cursos

O curso tem como objetivo capacitar e atualizar médicos veterinários em técnicas de coleta, avaliação e processamento de sêmen bovino. Visa ainda treinar os participantes no conhecimento da anatomia e fisiologia do sistema genital masculino bovino; nas técnicas para avaliação de características físicas e morfológicas do sêmen; na tecnologia de congelamento de sêmen e na aplicação de novas metodologias para avaliação de reprodutores bovinos.

O exame andrológico é o conjunto de procedimentos utilizados para avaliar a capacidade reprodutiva de um animal e envolve vários testes, tais como: análise física e morfológica do sêmen (volume, concentração, motilidade, vigor e morfologia espermática), avaliação do interesse sexual, capacidade de monta e avaliação da saúde geral do animal. Esse exame é uma ferramenta fundamental para a seleção de touros aptos para a reprodução, tornando possível identificar animais com maior quantidade e qualidade de sêmen.

O curso será coordenado pela pesquisadora Margot Alves Nunes Dode, que compõe a equipe de biotecnologia animal da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Essa equipe foi responsável por inúmeras conquistas em prol da pecuária brasileira, incluindo o desenvolvimento do primeiro animal clonado na América Latina: a bezerra "Vitória da Embrapa", em 2001; de outro clone bovino, "Lenda da Embrapa", em 2003, desenvolvida a partir de um animal morto; e, em 2005, de dois clones bovinos oriundos da raça Junqueira, altamente ameaçada de extinção no Brasil, com menos de cem animais em todo o país.

Mais informações podem ser obtidas com Joaquim Dias Nogueira, pelo telefone: (61) 3448-4783, fax: (61) 3340-3666, e-mail: catcurso@cenargen.embrapa.br, ou ainda pelo endereço: www.cenargen.embrapa.br/cursos.

Fernanda DinizJornalistaEmbrapa Recursos Genéticos e BiotecnologiaFones: (61) 3448-4769 e 3340-3672E-mail: fernanda@cenargen.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/