15/10/08 |

Produção integrada é tema de palestra

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A União Européia trabalha para que a partir de 2009 o bloco conte com normas unificadas de produção integrada. Por isso, os produtores brasileiros terão de se adequar se quiserem exportar para esses países. O tema de relevância para a cadeia produtiva de frutas estará em debate a partir das 8h desta quinta-feira, 16, durante o XX Congresso Brasileiro de Fruticultura, que está sendo realizado no Centro de Convenções de Vitória/ES até sexta-feira (17).

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, participa do debate. O painel Qualidade da fruta brasileira – produção integrada no Brasil, contará com palestra do pesquisador Rozalvo Andrigueto, da Embrapa Transferência de Tecnologia – unidade que coordena a participação da Empresa no evento.  

Boas Práticas Agrícolas (BPA), bem estar animal e certificação são alguns dos pressupostos do sistema de produção integrada valorizados pelos consumidores europeus. Para melhor conhecer o processo que vem sendo adotado na Europa, o engenheiro agrônomo da Embrapa Transferência de Tecnologia, José Rozalvo Andrigueto, passou um ano na Universidade de Lérida, na Espanha.

Estudo - As pesquisas estenderam-se também a outros países europeus, como França, Itália e Portugal, onde a segurança dos alimentos e a preservação do meio ambiente têm destaque junto aos consumidores. Durante a palestra Situação Atual e Perspectiva da Produção Integrada na comunidade Européia, o engenheiro agrônomo vai apresentar os resultados do estudo.

Andrigueto acredita que os conhecimentos acumulados pelos europeus na produção integrada podem ser úteis ao sistema agropecuário brasileiro. Por isso o pesquisador resolveu tornar disponível seu estudo no site da Empresa, pelo endereço: http://www22.sede.embrapa.br/snt/piue. O pesquisador é um dos organizadores do livro Produção Integrada do Brasil, recém lançado em parceria com o Ministério da Agricultura, Universidade de Viçosa (MG) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Projetos - O coordenador geral do sistema de produção integrada do Ministério da Agricultura, Luiz Carlos Bhering Nasser também profere palestra no painel destinado ao tema, coordenado pelo debatedor David dos Santos Martins da Incaper. O Ministério da Agricultura conta com 51 projetos de produção integrada, especialmente nas áreas de fruticultura e hortaliças. No entanto, a pesquisa agropecuária tem ainda importante papel na oferta de novas práticas e tecnologias ao sistema.

O exportador de frutas pernambucano, Euder Ribeiro, leva ao painel a visão de um produtor sobre os benefícios da certificação da produção integrada. A íntegra da programação do XX Congresso Brasileiro de Fruticultura, conjunta com o 54º Encontro Anual da Sociedade Interamericana de Horticultura Tropical, está disponível no site: www.incaper.es.gov/congresso_fruticultura. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (27) 3137.9887 ou 3380. 2996.

Valéria Costa – MTb. 15533/59/32 – SPColaboração Karolline SoaresEmbrapa Transferência de TecnologiaContato: 61 3448.4510 valeria.costa@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/