14/10/08 |

Algodão agroecológico no Semi-Árido é tema do Dia de Campo na TV

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

"Manejo agroecológico com algodão no Semi-Árido" - Este é o tema do Dia de Campo na TV desta semana.  O programa vai ao ar na sexta-feira( 17 ), pelo Canal Rural (NET/SKY) a partir das 9h, com reapresentação no domingo (19),  às 8h pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica).

A produção é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF), em parceria com a Embrapa Algodão (Campina Grande - PB), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O Manejo Agroecológico com Algodão no Semi-Árido é um projeto que ensina os agricultores nordestinos a produzir algodão sem uso de veneno, desenvolvido pela Embrapa Algodão em parceria com associações e cooperativa da agricultura familiar, ONG ARRIBAÇÃ, MDA, MCT, AS-PTA, ONGIFA, PATAC, EMATER-PB, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Remígio-PB, Cassarengue-PB, Solânea-PB e Pólo Sindical da Borborema.

"O projeto tem como objetivo divulgar de forma participativa o desenvolvimento dos sistemas produtivos, tendo como matriz produtiva a agroecologia", diz o pesquisador responsável pela experiência, Melchior Batista.  "No momento estamos trabalhando a transição agroecológica das unidades de produção familiar, tendo como ponto de partida a cultura do algodão que tradicionalmente e culturalmente esteve presente no seio da agricultura familiar da região. Portanto, retomar, estimular e gerar renda através do cultivo do algodão agroecológico nas unidades de produção familiar da região é a estratégia da transição agroecológica".

No ano de 2006, o projeto teve a participação de 18 famílias de agricultores. Estes foram inseridos em um processo de formação que discutiu as questões sobre uma agricultura livre de agrotóxicos e de queimadas. A forma de comercialização está sendo construída e exercitada pelos agricultores familiares com apoio das instituições de assessoria com as empresas do setor têxtil como YD Confecções, de São Paulo e Coopnatural, da Paraíba.

O Dia de Campo na TV também apresenta outros assuntos nos quadros que estrearam este ano: Falando Sobre, Na Prática, Terra Saudável, Conhecendo a Embrapa, Sempre em Dia e Perguntas & Respostas.

O programa  é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são respondidas, ao vivo, por especialistas. Os telespectadores podem fazer perguntas, durante o programa, pelo telefone 0800 648 1140 (ligação gratuita de qualquer telefone) ou pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br

Como sintonizar o programa:

Antena parabólica doméstica (Banda L, Freqüência 1220 Mhz); Recepção multiaberta (Banda C, Transponder 6A2, Polarização Horizontal, Freqüência 3930 Mhz). Pelo Canal Rural – NET, SKY e parabólica (Transponder 12A2, Polarização Horizontal, Freqüência 4171 Mhz).

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD ou VHS que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 / 3448-4236, ou pela Livraria Virtual – www.sct.embrapa.br/liv/

Mais informações:

Embrapa Algodãowww.cnpa.embrapa.brJornalista: Dalmo Oliveira da Silva (MTb/PB N.º 0598)Telefone: (83) 3315.4361E-mail: imprensa@cnpa.embrapa.br

Embrapa Informação Tecnológicawww.sct.embrapa.brJornalista: Jorge Macau (978/04/98/MA)Telefone: (61) 3448-4590E-mail: macau@sct.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/