15/10/08 |

Prêmio Fiema é concedido ao Projeto Minibibliotecas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O projeto Minibibliotecas está confirmado entre os vencedores da edição 2008 do Prêmio Fiema – Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, na categoria Educacional, concedido às melhores iniciativas voltadas à redução dos impactos ambientais, contribuindo com a adoção de práticas sustentáveis e com a promoção da consciência ambiental.

O resultado foi divulgado na terça-feira (14 ) e é o segundo dado à iniciativa da Embrapa Informação Tecnológica no último mês, depois do Prêmio Viva Leitura, promovido pelos ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (Minc) e pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

Para o gerente-geral da Unidade, Fernando do Amaral Pereira, a importância do prêmio reforça a intenção do projeto de oferecer conhecimento científico de qualidade às comunidades que mais precisam de garantia de acesso à informação. "Por meio das publicações que fazem parte dos kits das MInibibliotecas – que hoje estão espalhados em mais de 1.200 municípios brasileiros – levamos os resultados da pesquisa da Embrapa", explica ele. "Em linguagem simples, procuramos transformar a produção científica em benefício concreto, principalmente para agricultores familiares de todas as regiões".

Além das Minibibliotecas, também foram premiadas na mesma categoria o Projeto Remangue, da Universidade Santa Cecília (Santos, SP); o projeto de educação ambiental na região do Aqüífero Guarani, do Instituto Patulus (Bento Gonçalves, RS); o Centro de Educação Ambiental, da Prefeitura Municipal de Lajeado (Lajeado, RS) e o projeto A Hora do Bicho, do Parque Zoológico (Sapucaia do Sul, RS)

Parceria, informação e cidadania

Criado pela Embrapa Informação Tecnológica em 2003, o então projeto Minibibliotecas do Semi-Árido tem o objetivo de oferecer informações e tecnologias de baixo custo, geradas ou adaptadas pela Embrapa, para o agricultor familiar e à juventude rural, como parte das estratégias do Fome Zero, do Governo Federal. 

O projeto compreende a elaboração e distribuição de produtos de informação, relacionadas à produção agropecuária e de alimentos de qualidade, respeitando a realidade das comunidades rurais nas diversas regiões. Cada Minibiblioteca é composta por 108 títulos de publicações impressas, 40 títulos do programa de rádio Prosa Rural e 38 títulos de vídeos do programa ‘Dia de Campo na TV', editados pela Embrapa Informação Tecnológica.

Cada escola beneficiada com o projeto, como contrapartida, realiza capacitações com os professores, destinadas a orientar sobre o uso das Minibibliotecas, além de aulas interativas e ações de mobilização com a participação de alunos e da comunidade local para projetos de interesse comum. Anualmente, são organizados Concursos de Redação, promovidos pela Embrapa Informação Tecnológica.

Graças à parceria e apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), até o final de 2008 terão sido atendidas pelo projeto mais de 1.200 municípios brasileiros de todas as regiões do País. Em 2008, a  iniciativa também foi premiada no 12º Concurso de Inovação na Gestão Pública, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

 

 

Kátia Marsicano – 03645 – MTb JPEmbrapa Informação Tecnológica – Brasília (DF)(61) 3448 4590kátia@sct.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/