17/10/08 |

Ações do ParcIntec aproximam setor privado dos centros de pesquisa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Programa de Parcerias de Inovações Tecnológicas (ParcIntec), lançado em maio pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Ituverava e Franca, em parceria com as prefeituras municipais, empresas privadas, instituições de ensino e cooperativas, têm sido marcado por diversas ações nestes cinco meses de atividade, como dias de campo e palestras  para  ajudar o produtor a desempenhar com mais facilidade, qualidade e rapidez o trabalho do dia-a-dia.

A visita de diretores da Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (COCAPEC) à Embrapa Instrumentação Agropecuária no dia 17 de outubro é mais uma iniciativa do ParcIntec para estreitar relações e aproximar demandas às tecnologias dos centros de pesquisa com a possibilidade de estabelecimento de parcerias futuras.

O diretor Ricardo Lima de Andrade e o coordenador Airton Rodrigues Costa visitaram laboratórios e tecnologias desenvolvidas para analisar impurezas no café em pó, métodos de classificação de grãos e técnicas para avaliar a qualidade da bebida.

Os representantes da Cocapec, localizada em Franca, com 1800 cooperados e com abrangência em 10 municípios da Alta Mogiana, foram acompanhados pelo coordenador dos ParcinTec de Ituverava e Franca, Clóvis Isberto Biscegli, ex-funcionário da Embrapa Instrumentação Agropecuária, e pelo engenheiro agrônomo do ParcIntec de Franca, Antônio Carlos de Oliveira Cintra.

De acordo com Andrade, conhecer as tecnologias que existem é fundamental para ajudar os cooperados e estabelecimento de parcerias futuras. "Parece que estamos no caminho certo nos aproximando para gerar bons frutos", enfatizou.Já o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento, Luiz Henrique Caparelli Mattoso, lembrou que a parceria com a iniciativa privada pode resultar em desenvolvimento de tecnologias mais focadas, com impacto na sociedade. Biscegli, como ex-funcionário da Embrapa, disse que estas articulações têm tido resultados, porque a Empresa entendeu que deveria fazer parceria.

No caso da Cocapec, a Embrapa Instrumentação Agropecuária já desenvolveu duas tecnologias que tem aplicação na cadeia do café, como a Língua Eletrônica, que avalia a qualidade da bebida, e o analisador de Alimentos, que analisa o teor de impurezas no café em pó. Para o diretor Ricardo Lima de Andrade a visita vai abrir uma série de portas para estabelecimentos de parcerias futuras, cujo beneficiado é o cooperado com resultados que podem ser obtidos a partir de tecnologia de ponta nas análises de café. "A subjetividade tem de acabar no processo de classificação do café", argumenta o coordenador da cooperativa,  Airton Rodrigues Costa. Ituverava e Franca são as  primeiras cidades  a fazer parte do programa que tem a proposta de conhecer e atender às necessidades em termos de tecnologias e informações agropecuárias das regiões, com foco na geração, adaptação e transferência de tecnologias inovadoras. O programa vai identificar demandas e promover a articulação de parcerias e ações institucionais com o objetivo de potencializar o atendimento delas.

O ParcIntec foi lançado no dia 16 de maio com a presença do diretor-presidente da Embrapa Silvio Crestana, entre outras autoridades. Na ocasião, o presidente disse que o ParcIntec deveria servir de modelo para outras regiões do país, como o Nordeste, Sul e Norte. Após o lançamento, mais de 70 cidades do país já solicitaram formalmente o estabelecimento de parcerias nos modelos  implementados em Ituverava e Franca.

Foto 4037: Diretores da Cocapec com o coordenador dos ParcIntec, Clóvis Biscegli

Joana Silva   Mtb 19554 Embrapa Instrumentação Agropecuária (16) 2107 2927 / 9994 6160

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/