20/10/08 |

Aberta a segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Autoridades ligadas ao setor agropecuário participaram hoje cedo na sede da Embrapa Gado de Corte, unidade da Empresa Brasileira de pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, localizada em Campo Grande, MS, do lançamento da segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa.

A solenidade foi aberta pelo diretor presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Roberto Rachid Bacha, que conclamou os produtores a participarem da campanha e somar esforços com o governo que deseja uma vacinação eficiente.

Na ocasião foi anunciado investimentos na área sanitária do estado e início da  construção de onze postos fixos de fiscalização sanitária em municípios como Eldorado, Ponta Porá, Corumbá, Jardim, Aral Moreira dentre outros. O governador André Puccinelli abriu sua fala agradecendo a parceria da Embrapa, aos políticos presentes, secretarias e produtores pelo empenho nas campanhas.

" Temos que vacinar os animais e cuidar da sanidade animal e com o auxilio e conscientização da sociedade obteremos êxito", declarou o governador. André Puccinelli disse para a imprensa presente no evento que o diálogo entre governo e a classe produtora tem sido bom e que os reflexos têm aparecido nos números das exportações de carne. Afirmou também que a melhor carne é a do Brasil -  produzida em Mato Grosso do Sul. "Há um conjunto de esforços em busca de qualidade e os resultados estão aparecendo".

Com relação à vacina contra a febre aftosa, o chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa, Cleber Soares, falou aos jornalistas da normativa liberada pelo ministério da agricultura em relação a qualidade da vacina e a mudança no processo de purificação, a partir do mês de outubro.

Aberta a campanha,  Mato Grosso do Sul e fronteiras começam, nesta segunda-feira, a imunização de bovídeos contra a febre aftosa. Espera-se vacinar nesta segunda etapa da campanha,  21.700 milhões bovinos e bubalinos do Pantanal e Planalto do Mato Grosso do Sul e das fronteiras com Paraguai e Bolívia (zona de alta vigilância), até o dia 20 de dezembro

A campanha terá datas diferentes em cada região, informou o Iagro. No Planalto, a segunda etapa começa hoje, dia 20 e vai até 20 de novembro. No Pantanal será entre 1º de novembro e 15 de dezembro. Na zona de alta vigilância, de 20 de novembro a 20 de dezembro, para acompanhar o calendário vacinal dos países vizinhos.

Para o Chefe-Geral da Embrapa Gado de Corte, Rafael Alves, a instituição será sempre parceira do Estado e continuará buscando melhorar a produtividade do rebanho de corte, bem como a qualidade do produto e contribuir em campanhas e projetos de boas práticas pecuárias.

Eliana Cezar DRT 15.410/SP

e-mail: eliana@cnpgc.embrapa.br

telefone: 3368-2142

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/