22/10/08 |

Ministro da República das Ilhas Fiji visita Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Ministro das Indústrias Primárias da República das Ilhas Fiji, Joketani Cokanasiga, visitou na terça-feira (21) no fim da tarde a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, acompanhado de seu Assessor, Uraia Katisawani Waibuta.  A visita de Cokanasiga ao Brasil se deve a um convite feito pelo Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, e tem como objetivo conhecer a experiência do agronegócio brasileiro e discutir possibilidades de cooperação técnica. Hoje, ele visita outra unidade da Embrapa, também localizada em Brasília: a Embrapa Hortaliças.

Na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, o Ministro das Ilhas Fiji foi recebido pelo chefe-geral da Unidade, Mauro Carneiro, e pela Chefe de Pesquisa & Desenvolvimento, Taciana Cavalcanti.

A economia de Fiji é uma das mais desenvolvidas do Oceano Pacífico, baseada principalmente na exportação de cana-de-açúcar, seguida do coco e gengibre. Mas, segundo o Ministro, há muito interesse em diversificar a produção e o agronegócio da região. Por isso, eles vieram conhecer de perto a experiência brasileira nesse sentido e identificar possíveis áreas de cooperação técnica.

Cokanasiga demonstrou especial interesse pela conservação de recursos genéticos, já que neles podem estar as respostas para ampliar e diversificar a produção agrícola. Um exemplo que chamou muito a atenção do Ministro foram as variedades açucaradas de mandioca coletadas pelo pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Luiz Joaquim Castelo Branco Carvalho e sua equipe na Amazônia.

Variedades mutantes

São variedades mutantes naturais que, depois de analisadas por testes bioquímicos e genéticos, mostraram possuir alto teor de glicose, que pode ser altamente positivo para a produção de etanol, já que dispensa a necessidade de hidrólise utilizada no processo convencional. Para produzir o combustível a partir da mandioca é preciso hidrolisar o amido que está no tubérculo e esse processo é dispendioso tanto em termos financeiros como energéticos.

As variedades pesquisadas pela Embrapa possuem açúcar na raiz ao invés de amido e, por isso, podem levar a uma redução de mais de 25% no custo energético do processo final de obtenção de etanol.

Esse é apenas um exemplo da importância de se conservar e estudar os recursos genéticos em prol do agronegócio e da sociedade. Outro possível foco de cooperação técnica entre o Brasil e as ilhas Fiji é a reprodução animal, cujas pesquisas estão bem avançadas na Embrapa e já resultaram, inclusive, no desenvolvimento de quatro clones bovinos. O Ministro demonstrou especial interesse no melhoramento genético de gado de corte, de forma a identificar raças mais adaptadas ao clima tropical.

 

Fernanda Diniz(MTb 4685/89/DF)Embrapa Recursos Genéticos e BiotecnologiaContatos: (61) 3448-4769 e 3340-3672fernanda@cenargen.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/